COMO SURGEM OS CORRUPTOS

A gente fala muito de corrupção,da“ roubalheira” do país..Mas vamos lá: de onde surgem esses seres sem ética e sem moral? Bom, tive a ideia de escrever esse texto conversando com meus filhos. Eles tem um parente, uma criança,que quebra as coisas dos outros, mas fala que não foi ele. Pior. Quebra as coisas dos outros e a mãe manda a empregada assumir a culpa por ele. Eu me pergunto: que futuro vai ter esse menino? Sério. Pensemos no que ele aprendeu com essas lições. 1) posso fazer coisa errada que nãos sofro consequência, 2) não tenho culpa de nada,outros podem assumir a culpa por mim, 3)posso mentir sem problemas. Não sou psicóloga, essa foi minha visão leiga do assunto, porém, óbvia. Que Deus não permita que ele realmente vire alguém assim, mas se continuar com esses ensinamentos, não nos resta dúvida que isso irá influenciar. Claro que tem o caráter da pessoa. Mas a formação é fundamental, essencial. Tanto que eu acredito que temos que investir pesado na educação. Principalmente na educação moral. De nada adianta bons profissionais maléficos. Nossas crianças e jovens tem que aprender a serem pessoas honestas e éticas. Tem coisa que não se nasce sabendo não..Coisas que são regras fundamentais da sociedade. Respeito ao próximo, limites, ética,entre outras coisas. Veja que a criança pequena é egoísta. Acha que tudo é dela e só para ela. A gente que ensina a dividir e a ter limites .Graças à Deus , eu acho que estou ensinando bem porque no momento de raiva de mãe ,eu mesma disse: quebra os trem dele escondido”!E eu ouvi: isso não é certo, mãe! Fiquei com cara de tacho, mas ao mesmo tempo feliz ! Realmente o que a gente ensina fica mesmo dentro deles. O bom e o ruim. Está na hora de parar de ficar de lenga- lenga , falando de esquerda e direita. Quando assisto uma Sessão na Câmara dos Deputados, minha mente vai lá no maternal 3 do Ensino Infantil. Igualzinho. E quando vejo as Delações Premiadas, me lembro da adolescência, a fofoca, o disse-me-disse sem provar nada. Igualzinho também. Mas nossos filhos não precisam disso. Precisam de exemplos bons, de ensinamento para que possam CRIAR. A velha concepção de esquerda e direita não funciona mais.Será que sou só eu que percebi isso? O lance agora investir nesse povo jovem que vem com idéias novas. E idéias novas tem que ter moral e ética. E aí entra nossa responsabilidade, não só como pais e educadores. Mas também como amigos, como políticos e como ídolos. Vamos fazer nossa parte, ensinando-os o certo e o errado, senão somos nós mesmos que vamos pagar por isso.