Darcy Ribeiro, um anti-resignado

Há 20 anos o Brasil perdeu um dos seus maiores pensadores e uma das suas maiores figuras humanas de todos os tempos: o Professor Darcy Ribeiro. Na verdade, com a partida dele ficamos órfãos de grandes pensadores, como Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Raimundo Faoro, Caio Prado Júnior, milton Santos, Paulo Freire, Josué de Castro...

Darcy foi antes de tudo um rebelde, agitador de ideias, idealista, combatente da liberdade e um anti-resignado nato. Dizia: "Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E não vou me resignar nunca".

Era alguém que não se agastava com as derrotas, o que valia para ele era o combate, até achava que prováveis derrotas eram vitórias: "Fracassei em tudo que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem venceu".

Por fim o seu disgnóstico sobre o Brasil atual: "Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e doutrina. A escola não ensina, a igreja nào catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatigíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações".

Que falta está fazendo o Educador Darcy Ribeiro. Agora quem pensa o Brasil é a Globo e quem manda na Educaçao é Mendoncinha que não sabe nada da matéria. Ah Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/02/2017
Código do texto: T5919222
Classificação de conteúdo: seguro