O QUE NA REALIDADE É A GUERRA

Não dá para enumerar todas as guerras que já aconteceram no mundo,

assim como nunca se conseguiu explicar porque aconteceram...

Ósculos e amplexos, Marcial

O QUE NA REALIDADE É A GUERRA

Marcial Salaverry

Sempre se discutiu muito sobre a guerra, ou melhor, sobre as guerras, sem que se pudesse chegar a uma conclusão conclusiva sobre seus comos e porquês, e na verdade, nunca se soube quais as reais causas.

Voltando na História do Mundo, é fácil chegar-se à conclusão de que em todas as guerras havidas, não se conseguirá analisar o real motivo dela ter começado.

Antigamente, guerreava-se muito por questões religiosas. Mas o fator religioso era mero subterfúgio. O real motivo sempre foi a ambição exacerbada de alguém, com o desejo de dominar outros povos, e talvez o mundo.

Houve muitos tiranos que assumiram abertamente que seu único desejo era submeter a seu jugo todos os povos. Seu sonho delirante era dominar o mundo. Esses pelo menos foram coerentes, assumiram perante a História que o real motivo que os levou à guerra, era assumir a liderança mundial sem restrições. Mesmo que apenas reinasse sobre ruínas. Mas seria ele o "Dono do Mundo". Embora destruído, mas seria o "seu mundo".

Agora esses mesmos motivos ficam ocultos sob a pretensa alegação de devolver a liberdade, ou de eliminar dissensões internas... Enfim, sob uma capa de magnanimidade, o mesmo velho e surrado motivo... De dominar. A ambição do poder.

Sobre a guerra, recebi de L'Inconnu, uma mensagem bem adequada, principalmente analisando bem a realidade das guerras modernas:

"A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas que não se massacram."

Uma grande verdade, pois os soldados que são enviados para o front, em sua maioria, não sabem o que estão fazendo lá. Apenas que precisam se defender de outros que vão tentar mata-los. Não sabem quem são seus inimigos.

Apenas sabem que seus chefes disseram que eles precisam ser patriotas. E que lhes disseram que precisam ser heróis e morrer pela Pátria.

Esqueceram de acrescentar que o verdadeiro heroísmo seria viver pela Pátria, trabalhando pela Paz. Esqueceram de dizer que são meros "bois de piranha", para permitir que alguns líderes liberem sua sanha. Sempre ficando patente que o único beneficiado será o ego monstruoso dessas "personalidades", e principalmente, a indústria de armamentos que a cada guerra, a cada revolução, ou a cada mera rebelião interna, sempre fatura milhões.

São as pessoas que "se conhecem, mas que não se massacram"... Limitam-se a fazer pronunciamentos, incitando os bois... digo, os soldados a se digladiarem, "em nome da Pátria". Tá bom... "Me engana que eu gosto".

A maneira correta de se definir a coisa, era fazer com que os interessados fossem resolver no velho esquema do duelo pessoal quem é o "maioral", ao invés de sacrificar milhões de vidas, apenas para satisfazer suas vaidades pessoais, e os bolsos dos interessados.

Não seria a melhor maneira?

E assim, quem sabe o mundo poderia ter, UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 10/02/2017
Código do texto: T5908146
Classificação de conteúdo: seguro