QUANDO O MAR SE ZANGA

Quando o mar se zanga, e vem forte

sobre a praia, diz-se que ele está ressaca...

Mas não foi por causa da bebida, mas sim,

por causa da lua...

Osculos e amplexos,

Marcial

TEXTO PUBLICADO EM 16/01/2012.

QUANDO O MAR SE ZANGA

Marcial Salaverry

Quando o mar se zanga, acontece o fenomeno que é uma demonstração especial da força da natureza, quando somos brindados pelo espetáculo da ressaca marinha, e isso não quer dizer que o mar andou abusando da bebida, mas que a ressaca é algo impressionante, é mesmo, e isso em certas épocas acontece em Santos, como qualquer outra cidade litoranea.

Para quem não conhece Santos, esclareço que nossa praia tem uma largura superior a 100 mts (calculando-se entre o calçadão e a "linha" do mar quando em maré normal), e quando acontece a ressaca, o mar "varre" toda essa extensão, chegando a avançar até a avenida da praia (considerando-se que o "calçadão" dos jardins tem uma largura de 20 mts aproximadamente), proporcionando-nos um espetáculo de rara beleza.

O choque das ondas furiosas contra o paredão dos canais, contra as pedras de proteção do Emissário Submarino (também conhecido como bostoduto...) é algo para encher os olhos dos observadores privilegiados. Quanto as ondas começam a se reunir ainda ao largo, já dá para antever até onde chegará o mar. E os mais prudentes procuram os locais mais seguros para apreciar o show, longe da fúria das ondas.

Elas, quando chegam, "varrem" tudo. Qualquer coisa que estiver no caminho, será implacavelmente arrastado.

E por vezes, a coisa é feia mesmo. Não é incoerência. Se a beleza do espetáculo da fúria das ondas em choque contra os obstáculos é maravilhoso de se ver, temos que convir que existe o reverso da medalha, considerando-se os estragos que essa beleza provoca. Digamos que é o mesmo estrago que uma amante linda e cara provoca na conta bancária de seu "coronel", ocasionando um prejuizo por vezes incalculável para muita gente.

As muretas de proteção dos canais de escoamento de águas pluviais (para quem conhece Santos, são os canais de 1 a 7) quando a ressaca é muito forte, são arrancadas pelo mar, que traz muita areia para a avenida da praia, tanta, que acaba até provocando a interrupção do transito, obrigando o uso de escavadeiras para que se possa remover a areia deixada pelo mar.

Contudo, é um espetáculo belíssimo... As ondas já começam a se formar em alto mar, que está super agitado. E elas vão chegando, e as primeiras já vão "varrendo" tudo, chegando até o calçadão. Quando principia o refluxo, outras já vem chegando... O choque das forças contrárias já é um show à parte, com a água espirrando bem alto. Para os olhos, é algo muito lindo.

As ondas que vão chegando, parecem estar com força redobrada pela luta anterior, e chegam ainda mais longe. Quando voltam, parece uma calmaria. Acabou tudo, o mar está lá embaixo. Mas novas ondas se formam, e recomeça o espetáculo...

Quando a maré alta atinge seu ponto máximo não há quem resista. Alguns mais afoitos chegam um pouco mais perto, e tomam um lindo banho quando as ondas chegam.

Esse fenômeno acontece esporadicamente aqui em Santos. Moro aqui já há 50 anos, e ainda não me cansei de assistir ao show que nos é proporcionado pela sábia Mãe-Natureza. A cada ressaca, sempre corremos para a praia para apreciar este belo show gratuito, que realmente vale a pena. Por mais que tente, jamais conseguirei descrever a grandiosidade do espetáculo. Só quem já viu é que me entende.

Não resisti... tive que comentar com meus amigos e amigas sobre isso. Sou o maior admirador que existe das belezas da Natureza. E este sempre vale a pena.

Quando a maré atinge seu "pico" máximo, a quantidade de areia trazida pelas águas é enorme. Os jardins da praia ficam cobertos com a areia e o sal deixado pela água do mar, o que dá uma sensação de pena pelo trabalho das "margaridas" no dia seguinte.

Como se não bastasse o fato do transbordamento dos canais causar inúmeros transtornos para a cidade, ainda temos que pensar que a maré alta vai chegar novamente durante a noite, atingindo seu "pico" por volta de meia noite, 1 hora, e é aí que mora o perigo. Geralmente a maré noturna é mais forte, e não adianta jogar comprimidos de Engov no mar para tentar aliviar a ressaca, que não resolve.

Realmente a ressaca marinha é um dos grandes shows da Natureza, pena é que ao lado da beleza, vem os transtornos que ela causa, com o alagamento das ruas, garagens subterraneas são inundadas, e outros problemas.

Mas, faz parte da vida, e são coisas da Natureza, que não impedem que se possa ter UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 04/02/2017
Código do texto: T5902233
Classificação de conteúdo: seguro