CARÁTER DE URGÊNCIA ?!
 
Em 19 de dezembro eu postei uma crônica intitulada: O QUE SERÁ. SERÁ. Nela eu mencionei a semelhança que há entre o atendimento por Planos de Saúde o pelo SUS. Pois bem, resolvi relatar um fato.

No começo de dezembro, precisei ir ao Pronto Socorro de um Posto de Saúde, por causa de uma terrível dor lombar que surgiu de repente. Após eu ser medicada na hora contra a dor, e o resultado de raio X, o ortopedista me disse que a dor foi causada por bico de papagaio, artrose e leve desvio na coluna. Receitou um antiinflamatório bem forte, para ser tomado de 8 em 8 horas, um analgésico de 6 em 6 horas e, também, aplicações por bolsa com água quente, de 6 em 6 horas. Completou informando que, depois, eu precisaria me submeter a um tratamento específico. Restou para mim, aguarda uma data para poder marcar uma nova consulta e depois, em novo dia, falar com uma assistente social para que esta me encaminhe ao ortopedista de uma AMA.

Continuei com a enorme dor! - Eu não podia me deitar, dormia praticamente sentada, umas duas horas no máximo por noite. Coitada de mim, também mal podia me locomover dentro de meu apartamento. Além disso, eu já havia tomado tantos dos antiinflamatórios receitados naquele dia, que me causaram dores abdominais e uma coceira imensa em minhas costas, nuca e cabeça. O pior é que moro sozinha, não tenho ninguém que possa me ajudar. Uma amiga, ao notar que eu dificilmente poderia ir até o Posto de Saúde para agendar uma nova consulta, prontificou-se a ir até lá, levando o cartão de cadastramento, um documento de identidade e prova de residência, tudo para adiantar o atendimento. Ao chegar contou todo o drama. - O atendente disse que um médico viria, dentro de 10 dias úteis, para me atender a domicílio. - Minha amiga reforçou a solicitação dizendo: Por favor, Senhor, DEZ dias é muito tempo para a pessoa continuar sofrendo como está.  Será que daria para o senhor antecipar essa data? - O atendente de pronto acrescentou: Anotarei que é CARÁTER DE URGÊNCIA, em 5 dias úteis ela será atendida. -
Acredite se quiser, ele confirmou e grifou CINCO DIAS ÚTEIS. - Para encurtar esta crônica que mostra a mais pura verdade, falta eu dizer que aquela ida ao Posto foi em 15 de DEZEMBRO. - Hoje é dia 24 de JANEIRO, amanhã é feriado (não se conta), e nenhum médico apareceu em meu apartamento!

Bem que eu havia dito que, entre Planos de Saúde e o SUS, pouquíssima diferença existe. Assim, continuo mal dormindo, gemendo com as insuportáveis dores, e aguardando que eu MELHORE SE DER E QUANDO DER...
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 23/01/2017
Reeditado em 25/01/2017
Código do texto: T5890305
Classificação de conteúdo: seguro