CRÔNICA PARA ODILA FONSECA

Alô Odila Fonseca: olha só que estou pousando em sua terra por volta das 20:30 - conexão em Viracopos com destino a Porto Alegre! Lá em POA, a Tenda Paulo Freire nos espera para uma interação saúde e cultura, no Fórum Social Mundial. Em verdade, o embarque teria sido as 12:30 aqui no Aeroporto Pinto Martins, mas devido a uma pequena lentidão no deslocamento para o Aeroporto (Trânsito nosso de cada dia) cheguei com dois minutos de atraso (as 12:02) e a AZUL Linhas Aéreas deu prioridade a lista de espera. Lista ou "fila de espera" é uma nomeclatura muito familiar em nosso cotidiano do SUS. Por falta de um financiamento suficiente, sem esquecer também o desafio de "um gerar e gerir mais resolutivo" a população não vai conseguir entender a nossa linguagem de "acolhimento" quando a demanda reprimida sufoca o "atendimentos". Daí que, a nossa luta por acesso com qualidade passa pelos movimentos populares, pelas tendas e pelas contendas que precisamos enfrentar. Voltando a AZUL Linhas Aéreas, rostos delicados e gerência atenciosa pós ocorrência, que não conseguiu eliminar um certo constrangimento a minha pessoa: dois minutos de atraso, com a aeronave no pátio e vinte oito minutos ainda (no mínimo) para decolar e apenas uma mala (matulão) para embarcar foi o tempo da falta e atenção e melhor acolhimento. Ouso dizer: o tempo que a atendente passou para se comunicar com o pessoal do embarque e o retorno deles para informar que já estavam priorizando a "lista de espera" teria sido mais que suficiente para eu ter embarcado, evitando assim, uma famigerada tarifa extra decorrente da mudança de horário. Seguramente, que o pessoal da lista de espera que embarcou pagou também uma tarifa extra. É mesmo desse jeito: pagar o ônus dobrado que não embarcou e também paga os que embarcaram, mas ficam se sentindo compensados por terem embarcado. Quanto a mim, estou aqui refletindo sobre a "Fila de espera do SUS" e a lista de espera da AZUL. Pois bem, depois de dialogar e manifestar minha insatisfação, o gerente muito atencioso conseguiu reduzir a tarifa extra para R$ 278,98 (seria R$ 450,00). Que bom seria se a gente recebesse uma "tarifa extra" a cada atraso que as companhias aéreas promovem! Voltando ao SUS: o desafio nosso de cada dia é lutar para que os princípios do SUS levados a prática garantam o acesso universal com qualidade, sem demanda reprimida e sem fila de espera. Quanto a AZUL, só espero que reflita mais sobre acolhimento: será que caso não houvesse gente na fila de espera teria deixado a mim e outro passageiro sem embarcar??? Quanto a você, senhoríssima jovem Odila Fonseca, logo que me pús a escrever estas "maltratadas" linhas pensei em capturar sua atenção e seu olhar para esta humilde mensagem. AbraSUS!