MAS A GENTE RESISTE

MAS A GENTE RESISTE

BETO MACHADO

E o populismo continua grassando em todo o mundo. A posse de Trump, ou melhor, o discurso dele deu fim a toda e qualquer dúvida que pairasse sobre as mentes de alguns otimistas que imaginassem fossem as declarações desse louco, apenas fanfarronices de campanha eleitoral. Não. Infelizmente ele manteve a coerência: antes, durante e depois da eleição. O bicho é o cão chupando manga. E essa manga azeda estará na dieta obrigatória da Humanidade por quatro anos ou oito ou mais. Vai depender do grau de estupidez de grande parte da sociedade americana, que já nos deu a entender não ser confiável em matéria de escolher presidente. Lembremos de Bush pai, Bush filho e agora Trump.

Se as ações políticas produzidas na nação do Capital não interferissem no desenvolvimento do Brasil poderíamos até nos abster de acompanhar, via TV, a posse de um presidente dos Estados Unidos. Mas não é assim... O pior é que a economia brasileira é dependente das diretrizes a serem tomadas pelas autoridades americanas, em matéria de comércio e da indústria.

Logo agora que a nossa “crise” comprou passagem de ida, a inflação está perdendo força e o PIB já está respirando sem aparelhos, dando mostras que tomou impulso utilizando o fundo do poço, vem essa tralha bilionária falar do que não conhece e iludir os incautos.

Nos quatro cantos do mundo o povo tem o dom de acreditar em quem é bem sucedido financeiramente, sem mesmo saber qual é a origem de sua fortuna. Isso é milenar. Transcende as civilizações, desde os primórdios. Creio que daí surgiu o populismo. De tempos em tempos ele surge vigorosamente. São Paulo, Rio e Belô estão engordando o seu para o próximo Natal, ops! Próxima eleição. Mas a gente resiste.

Roberto Candido Machado
Enviado por Roberto Candido Machado em 20/01/2017
Código do texto: T5888034
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.