ENEM - Começo de tudo

Antes de começar a falar sobre a minha vida como um estudante de Psicologia, é preciso primeiro contar um pouco do percurso que percorri antes dela. Afinal, antes de entrar na universidade, é preciso prestar vestibular e no meu caso, o famoso, cansativo e extremamente looongo, ENEM.

O que é o ENEM?

Primeiro... O que é o ENEM? Bom, 90% das pessoas já ouviram falar ou sabem o que é, mas acho legal explicar, mesmo sem necessidade. O ENEM, de uma forma bonita, é uma grande prova que avalia o conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o ensino médio, sendo que os conteúdos de cada prova estão articulados entre si. Através dele os estudantes podem conseguir bolsa em universidades particulares ou vagas em universidades federais, realmente é um exame muito bem organizado, sério, em que o futuro da maioria dos estudantes está em jogo. Mas... não é bem assim.

Traduzindo para a linguagem dos estudantes, ou de muitos que conheço, o ENEM é uma prova de resistência em que você passa 5 horas sentado (ouvindo barulho de bolacha e salgadinho), tendo que responder 90 questões num único dia, sendo que cada uma dá meia página (até as de matemática e física) e tecnicamente, dizem os especialistas, você teria que respondê-las em 3 minutos cada( dominando todo o conteúdo, claro, algo esperado para os estudantes de escolas publicas). E foi essa grande( realmente grande) prova, que me levou aos melhores anos da minha vida (nunca pensei que diria isso), bom vamos para de “enrolar”.

ENEM de 2013

Eu prestei Enem três vezes, mas consegui minha bolsa na segunda tentativa, num ano e numa prova que foram muito estranhos para mim. No inicio de 2013 eu havia entrado para uma grande empresa como jovem aprendiz, na área técnica, e seis meses depois sai por alguns motivos pessoais (algo para outro post) e também por perceber, estranhamente, que não era na área de exatas que eu queria seguir. Na época passava com psicólogo(passo até hoje), e resolvi que queria fazer Psicologia, conversei com ele e chegamos a conclusão de valeria a pena eu estudar apenas para o ENEM, para conseguir uma bolsa ou até quem sabe uma universidade publica (nenhuma perto onde moro). Então a partir disso, fiquei, desde que sai da empresa, estudando para a prova.

Fiz tudo como script, fui conhecer a universidade um antes da prova, pra saber o caminho, comprei minha caneta preta, um um chocolate( lembre-se dele no futuro) fiz revisões, já sabia tudo que deveria fazer, afinal tinha prestado um ano antes, então tudo certo!

Mas como nada é perfeito, na semana que antecedeu o ENEM, aconteceram muitas coisas em minha família, que por alguns motivos, não posso compartilhar, que simplesmente me impediram de dormir por vários dias, o que me levaria a um cansaço mental que pesaria na muuito na hora da prova...

Continua na parte 2