CAIÇARA DE DUAS CIDADES



 
 
                              Isso mesmo. Eu sou um caiçara de duas cidades. Em novembro de mil novecentos e quarenta e cinco quando eu nasci, na Praia de Martim de Sá, Caraguatatuba era apenas um distrito com pouco mais de quatro mil e quinhentos habitantes espalhados pelos bairros do Caputera, Getuba, Porto Novo e outros, política e judiciariamente atrelada e dependente da cidade de São Sebastião.
                              Hoje ambas estão super desenvolvidas, com populações acima de oitenta mil habitantes e que na alta temporada tem esse número aumentado em mais de um triplo. Em mil novecentos e sessenta e sete quando vim definitivamente para a capital São Sebastião tinha em torno de seis mil habitantes.
                              Esse preâmbulo foi só para dizer aos meus caros leitores e amigos que todas as vezes que vou a São Sebastião e lá permaneço por alguns dias volto inteiramente renovado e cada vez mais apaixonado por essa que escolhi como a minha cidade natal. Cresci e vivi no bairro da Praia Grande desde mil novecentos e quarenta e nove. Por isso a comichão e a vontade de escrever se afloram quando volto.
                              Desta vez fiquei um pouco frustrado porque a não ser a minha irmã, o meu cunhado, a minha tia e alguns primos não encontrei nenhum dos meus amigos de infância. Uns já mudaram para o segundo andar, outros estão morando em cidades e locais distantes. O trânsito na alta temporada chega a ser irritante. Porém, com tudo isso São Sebastião continua uma cidade linda por conta das suas praias pitorescas e cinematográficas.
                              Amanhã, vinte de janeiro de dois mil e dezessete é o dia do nosso padroeiro São Sebastião e certamente a festança será como sempre linda. Parabéns a todos os caiçaras que lá nasceram ou que somente moram e a adotaram. Daqui resta-me tão somente agradecer a Deus pela bênção de induzir os meus pais a me levarem para lá ainda em tenra idade.
                              CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião – SP/BR.