DEUS, O DIABO E O SOCIALISMO

No afã da revolução industrial, até por falta de trabalhador especializado, segundo Antônio Cândido, (o incontestável), o trabalhador, muitas vezes, dormia embaixo da máquina, pois passava o maior tempo de sua vida na fábrica, com jornadas de até dezesseis horas por dia. Porém, mesmo depois de existir pessoal treinado para as funções específicas, a exploração continuava a todo vapor. Foi aí, então, que o socialismo teve que se organizar; nem sempre para assumir o comando do país, pois isso não aconteceu na Inglaterra, por exemplo. Porém, para tentar garantir ao trabalhador, o mínimo de dignidade possível. Depois disso, ganhou-se décimo terceiro, férias, jornadas de oito horas, fundo de garantia, seguro desemprego, seguro maternidade e acidentes de trabalho, e, acima de tudo, a aposentadoria. Portanto, quem goza de qualquer um que seja desses benefícios e sem conhecimento da história, repercute o discurso do patrão de que esse sistema é diabólico, abra mão dos privilégios e vá morar no trabalho, abandone os estudos e a família e viva como no passado.

carlinhos matogrosso
Enviado por carlinhos matogrosso em 19/01/2017
Reeditado em 19/01/2017
Código do texto: T5886637
Classificação de conteúdo: seguro