JOGANDO ALIMENTOS  FORA.
     Assisti no JN, a notícia de produtores de tomates jogando a safra fora por ser inviável a colheita, pelo preço do tomate e pelos gastos com a colheita.
     O produtor relatando que fica mais barato jogar fora do que pagar funcionários para colher e colocar no mercado quase de graça.
     Um dia o tomate está caro demais. E quando vem a safra fica barato demais por causa do aumento de oferta no mercado. Isso acontece muitas vezes com a cebola, com a batata, etc.
     Muitos produtores apostam na nova colheita, que vão lucrar mais e plantam mais. O tempo ajuda, tudo dá certo na lavoura, frutos bons, e por coincidência outros produtores pensam a mesma coisa e a oferta é bem maior do que a procura.
     Mas daí a jogar fora. Será que não há outro mercado para vender, alguma criatividade, fazer e congelar molhos caseiros para vender. Alguma coisa. Jogar alimentos fora dói muito a alma já que tantos passam fome. E te garanto que se alguém for lá pedir um quilo daquele tomate vão negar.
     Eu já fico triste quando azeda alguma comida e preciso jogar no lixo, quando frutas apodrecem, ou quando meu pé de acerola dá demais e cai muitas por conta da chuva.
     Falando em acerola, estou sempre doando para os vizinhos, parentes. Quando dá frutas a árvore dá demais e fora da safra, nadica de nada. Apanho, coloco no congelador, mas já percebi que quando bebemos o suco todos os dias dá cristais na urina, ardência, que avisa para diminuir a dose.
     Será que o mesmo acontece com os produtores? E como gastam muito para plantar o desespero deve bater, e se for doar, todos vão querer, aí ele pode pensar, plantar ninguém quer, mas ter de graça ou colher aparece um monte de gente, de todo lado.
     Dando o exemplo de minhas acerolas, passa gente na rua que vê, bate palmas e pedem. Não importo de dar mas algumas pessoa querem todos os dias, e esquecem que quero dar para outras pessoas também.
Mas é lindo ver a fruta no pé, vermelhinha, a fartura, poder dividir um pouco...



Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 19/01/2017
Código do texto: T5886458
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.