DO OUTRO LADO DA MINHA VIDA, MINHA SOMBRA ME PERSEGUE
     Todo indivíduo tem o seu outro lado da personalidade, aquele que a gente sempre evita mostrar, salvo quando não se aguenta carrega-la mesmo.
     Escrevo sobre isto, para que o leitor possa meditar sobre isto e perceber, que temos duas personalidades, aquela alegre, divertida, forte, para cima. E a outra um tanto melancólica, sujeita muitas vezes a depressão como é o meu caso.
     Se eu escrevo compulsoriamente é para ter muito o que fazer e ocupar o que restou de bom em mim, que é a mente e a poesia. 
Mas sou consciente,se eu parar de tomar o escitalopram, minha energia cai tanto que fico quieta num quarto, sem animo, ele desperta minha alma poética muito mais, mostrando afinal o meu lado bom, aquele que luta bravamente para não cair
     A depressão já me levou a tentar o suicídio e parar por dias numa UTI, em 2009/2010, ainda bem que não me lembro de nada, meus batimentos cardíacos foram a 20/25, e o médico mandou até chamar minha família para se despedir de mim. A depressão me levou a tomar duas caixas e meias de lexotan 6 mg, naquela época tomava por causa da insônia e depressão.
     Pois bem, o meu lado sombrio da personalidade é a depressão, que me leva a afastar do convívio social, com os remédios ainda tenho sequelas, pois não saio de casa de jeito nenhum, já tentei, mas passo muito mal e já cheguei a desmaiar na rua. Não fico sozinha de jeito nenhum, meu esposo que é aposentado está sempre ao meu lado, tomo mais de 20 comprimidos por dia, para controlar os meus problemas, como, dor de cabeça, diabete (tomo insulina), hipertensão, angústia, medo, pânico, agorafobia...
     Escrevo textos belos e positivos, pela fé que emana de minha alma, na esperança de ainda viver muito tempo, pois aprendei com a tentativa de suicídio que a vida vale demais. Vendo a morte de perto, negra dando risadas sem parar, pois a única coisa que escutava era estas risadas que me acompanham até hoje e os negrumes, (não fico mais no escuro) foi quando vi uma luz e voltei para a vida. Mudei muitos conceitos, estudo misticismo, oro, tenho fé.
     Meu organismo está um caco, mas minha alma está intacta, meu coração quase parou, mas ainda estou aqui, e se Deus me deixou é porque tenho o dom de passar coisas boas com tudo o que já sofri até aqui. E digo mais, a depressão é um inferno, e pode ser biológica. Tomo nortriptiilina e carbamazena para espantá-la e o escitalopram para aumentar a serotonina que dá o prazer de viver, desperta a mente. As crises de convulsão pararam, e ainda faço terapia de vez em quando. Mas não tenho força para nada, fico sentada no sofá com o notebook no colo, com as pernas em cima de uma almofada para não inchar. Estudei psicologia para entender esta depressão que me consumia, para realizar um sonho. e para ter o que fazer, e não ficar num quarto escuro. Foi muito difícil, ia de Van de um conhecido e havia uma sobrinha que estudava também.
     O medo da morte me levou a repensar conceitos e conscientizar que a vida vale muito a pena sim, enquanto Deus permitir que tenhamos.
     Meu lado sombrio é este, o que a depressão incomoda, não mexo com a vida de ninguém, mas já tentei comigo mesmo acabar com a vida. Hoje posso dizer com toda a certeza, posso opinar, dar depoimento, pois sempre há tempo para a renovação. Minha sombra começou a me acompanhar depois que trabalhei com produtos químicos muitos perigosos, que a fizeram sair de onde estava e me atacar. Respirando estes produtos ela saiu de onde estava escondida. O câncer veio também despertando minha sombra melancólica. No outro momento falo sobre câncer e depressão.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/01/2017
Código do texto: T5885520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.