SUA EXCELÊNCIA O MARMELO




O marmelo (Cydonia oblonga) é um fruta originária da Ásia Menor e Sudeste da Europa, um arbusto de até quatro metros de altura, da família das rosáceas, símbolo do amor e da fertilidade, provavelmente pelo fato de as maçãs douradas, como era chamado o marmelo, na Grécia estavam consagradas à deusa do amor Afrodite. Já era consumido pelos gregos desde a antiguidade, na cidade de Kydonia, hoje denominada Chania.
O marmelo pode ser consumido cru, assado, cozido, em compota ou em geleia.
Trazido ao Brasil por Martim Afonso de Souza em 1532 e se deu muito em solos brasileiros, principalmente na Serra da Mantiqueira, ele se dá bem em climas frios e amenos.
É considerada uma fruta exótica por ser pouco conhecida pela maioria da sociedade brasileira. Na década de 1930 chegou a ter uma cultura bem desenvolvida e muitas fábricas na industrialização da deliciosa marmelada. Na cidade de São João do Paraíso, em Minas Gerais há ainda algumas fábricas artesanais no fabrico desse precioso doce, onde está a maior cultura e produção dos marmeleiros.
Há outros estados que cultivam o marmelo tais como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia e Espírito Santo, mas a maior quantidade do fruto é importado da Argentina e do Uruguai para suprir as indústrias do Brasil.
O marmelo é quase uma farmácia de tantos benefícios que trás à saúde, baixando a hipertensão, o colesterol ruim, cura os males do estômago, ajuda no emagrecimento e afecções da garganta. É rico em vitamina A, C e do complexo B, os minerais cromo, potássio e
cobre. Combate a exaustão física e mental, a diarreia e abre o apetite das pessoas anêmicas.

Essa história me traz à memória, dos tempos de outrora e da roupa de chita, minha mãe jovem e bonita fazendo doces de diversos sabores, de laranja, de abóbora, de mamão em tacho em grande quantia para toda a família e as fumaças de diversos odores, açucaradas e inebriantes. O marmelo lá não havia, só a marmelada comprada.

Oh, doces tempos da infância, de criança alegre e feliz !

Que tal um pedaço de marmelada, agora e bem geladinha, está servido(a)...
Fontes Internet
Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 17/01/2017
Reeditado em 13/02/2018
Código do texto: T5885071
Classificação de conteúdo: seguro