A RÁDIO TUPI DO RIO DE JANEIRO ESTÁ, PRATICAMENTE, FORA DO AR.

35.045

Sábado, 14 de Janeiro de 2017

  Um autor sexagenário como eu, viveu tempos de glória. E isso nem quer dizer que alcancei fama e fortuna. Não. Apenas quero me referir aos tempos em décadas passadas, onde valorizava-se outras situações, diferentemente do que ocorre hoje.

  A tecnologia alcançou um patamar assustador, se comparado à décadas passadas. E as gerações mais novas têm a possibilidade de viver e conviver com o que há de mais interessante. O computador promoveu uma mudança no mundo, e só os mais velhos é que podem medi-la. Porque viveram tempos onde não existiam certas coisas.

  Há várias décadas atrás, o rádio era uma das coisas mais importante na vida das pessoas. Da mesma forma como se diz hoje que "não se vive sem o celular", também se dizia que não se vivia sem o rádio. Porque era o instrumento mais objetivo daqueles tempos.

  E esse meio de comunicação invadiu o mundo, atravessando-o em todas as direções. Também formou um exército de gente, que tinha o propósito de atender às necessidades de informar as pessoas nesse mesmo mundo. E entretê-las, também.

  Assim, foi que foram criadas as estações de rádio. E aqui no Brasil, algumas delas marcaram o tempo de forma absoluta. A Rádio Nacional, por exemplo, foi uma delas. Mas outras também fizeram parte desse rol. A Rádio Mairinque Veiga, a Rádio Mauá, dentre muitas outras.

  Mas a Rádio Tupi foi uma das que mais se sobressaíram nesse âmbito, permanecendo até os dias atuais em funcionamento. possuindo uma grande audiência popular junto à nação brasileira. Só que, nesses últimos dias, deixou de atender aos seus ouvintes, praticamente abandonando a sua programação costumeira e só apresentando músicas durante todo o dia.

  Do pouco que pude apurar a respeito, tal problemática se deve à falta de cumprimento das obrigações trabalhistas junto aos seus empregados. E isso já vem rolando há vários meses, onde as pessoas não recebem suas remunerações, o que culminou com um movimento dos empregados da rádio, com o apoio dos sindicatos dos radialistas e jornalistas, que provocou a decisão de não haver o trabalho desses profissionais na rádio, enquanto tal imbróglio não se resolva.

  É uma situação difícil para todos. E a população vê quebrada uma tradição antiga no rádio. Uma das mais importantes emissoras do país, ver-se em situação caótica, a ponto de sair do ar, praticamente. E pelo andar da carruagem, essa situação ainda demorará a se resolver, trazendo bastante sofrimento aos funcionários daquela rádio.

  Tudo isso é muito lastimável!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 15/01/2017
Código do texto: T5882536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.