LEMBRANÇAS MAMÃE...

O olhar perdido na imagem da janela fez voltar às lembranças de um passado recente...

Penha de França um bairro antigo da cidade de São Paulo, somos membros de uma das famílias fundadoras deste bairro, residentes a quase um século, local onde muitos nasceram, cresceram, estudaram, casaram constituíram suas famílias e seguiram os seus caminhos...

Do alto desta colina, a visão da janela é soberba dos prédios enfileirados, dos carros em movimento de um lado para o outro, vários ônibus parando nos pontos, mais passageiros subindo, lotando os coletivos, que seguem os seus destinos...

A Praça 8 de Setembro trás uma especial lembrança o Grupo Escolar Santos Dumont local onde estudaram a maioria das crianças desta numerosa família de 8 filhos, ela especialmente cursou o primário, depois ela e os seus irmãos cursaram o ginasial no Colégio Jorge Tibiriça, Rua Tamandaré, bairro da Liberdade, o deslocamento deles era de bonde 7, da Penha à Praça da Sé, um estirão pela Avenida Celso Garcia, Avenida Rangel Pestana até o centro da cidade, anos depois, na década de 40 ela chegou a lecionar para classe de adultos nesse Grupo Escolar Santos Dumont uma inovação extra curricular da época.

A visão da janela vai desfiando as lembranças como se fossem retalhos soltos ao vento...

O trem novo de procedência espanhola, todo metálico e vermelho passando suave no ramal variante nos fundos da casa da família trouxe mais memórias...

Antigamente o trem com a locomotiva Maria Fumaça quando passava pelo quintal soltava fagulhas de fogo e às vezes atingiam as roupas estendidas no varal, por isso, os trens de cargas que soltavam mais fagulhas de fogo passavam na madrugada...

Na imagem da janela abaixo da linha do trem a visão é a do Clube Esportivo da Penha palco de muitas brincadeiras esportivas, natação premiada, o trampolim era no cocho do clube que dava para o Rio Tiete,eles  nadavam pelo rio tiete da Penha até o Clube Esperia.

Aos domingos haviam os bailinhos as famosas domingueiras, o primeiro namorado, meu pai, as irmãs faziam parte do fã clube do cantor Orlando Silva... Os seus namorados acabaram com essas "tietagens" das meninas. rs

Voltando a realidade com o olhar fixo naquela imagem da janela  após um suspiro, exclamou:

- Como a Penha continua linda! Um lugar maravilhoso para se ser feliz!

Homenagem às lembranças da minha mãe...

Na foto a minha mãe Dona Clary, 90 anos, em visita a casa da minha filha Aleksandra para comemorarmos  e  brindarmos 2017.

Feliz Ano Novo à todos!

 
SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 03/01/2017
Reeditado em 18/11/2017
Código do texto: T5870998
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.