Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Um texto pra ser relido (BVIW)

Um texto pra ser relido é todo aquele que incomoda o leitor, creio. Por vezes irrita, encanta, até ofende, certo é que a presa não consegue, tão simples, livrar-se da magia que aquela cadeia de símbolos causou. Pode ser um texto inconveniente, por vezes até mal escrito, considerando-se apenas critérios superficiais. Um texto provocativo, independente, ativista, anárquico ou masoquista, sádico até. Pode ser algo novo, original, ou retalhos de outros, um texto completo e cheio de lacunas, por acaso ou proposital, caótico ou planejado, sobretudo um texto que fica na cabeça, que por mais que o tempo passe não consegue extirpar as raízes que incrustou por lá, na terra fofa da memória. Pode ser um texto do qual muitos falam mal, ou ao contrário: muito bem. Um texto safado, um texto bobinho, antigo ou moderno, realista ou surreal, com perguntas abertas por gerações. Exemplo típico: “Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.” — miniconto atribuído a Augusto Monterroso. O que tem esse texto? O que teria o autor querido dizer? Assim como a nossa Capitu, ninguém jamais poderá, categórico, dizer: desvendei o segredo, nada mais resta a descobrir. Será? Pra terminar, um devaneio: puxa, como almejo escrever textos assim!


Texto publicado no BVIW.
letrasdobviw.blogspot.com/2011/04/um-texto-pra-ser-relido.html

Inspirado após leitura de 'Um texto triste', de Meriam Lazaro.
letrasdobviw.blogspot.com/2011/04/um-texto-triste.html


---------------------------------------------------------------------
Não sigo o novo acordo ortográfico em Língua Portuguesa. Se deseja reproduzir este texto, no todo ou em parte, favor respeitar a licença de uso e os direitos autorais. Muito obrigada.

Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 12/04/2011
Código do texto: T2904042
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor informar o nome da autora. Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Frenzel
Alemanha
487 textos (35977 leituras)
47 áudios (2322 audições)
45 e-livros (1909 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 27/07/17 05:36)
Helena Frenzel