Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tentar escrever crônicas: exercício pra lá de legal!

O Texto abaixo foi publicado no BVIW. Reproduzo aqui com pequenas alterações:

Compartilho um pouco da minha pouca experiência no BVIW, a quem possa interessar. Tem sido animador participar das rodadas, seja com um texto para ser apreciado, ou apenas com comentários, ainda mais quando desconheço o tema proposto. Quando não sabemos quem escreveu um texto, penso que fica melhor avaliá-lo. Afinal, nas chamadas peer-reviews, revisões de textos científicos, o processo é mais ou menos o mesmo: cada especialista recebe uma quantidade X de textos, dá o seu parecer técnico sem saber quem são os autores. Se o artigo ou texto for aceito para publicação, aí sim, sabe-se quem o escreveu. Isso torna o processo mais leal e justo, penso eu. Com o tempo, penso que nos acostumamos com certos estilos, e somos capazes de dizer, como uma criança que decifra, sem perceber, a gramática de sua língua materna, quem o escreveu. Noto que isso acontece quando ouço composições de Djavan ou Mozart, por exemplo, interpretadas por outros artistas. Por tanto gostar deles, conseguia sentir se as peças eram deles, ou não. O mesmo se dá com textos de autores que leio constantemente, que leio por gostar. Às vezes me pergunto como fazer para fugir dos vícios do meu próprio estilo e, escrever, a cada novo texto, a cada vez, com uma proposta literária diferente, dificultando para o leitor sem o saber. E fazendo isso, lógico, de forma lúdica, pois outro prazer e motivo ainda não encontrei para escrever. Não penso que eu seja cronista. Por isso mesmo tem sido bom estar publicando vez em quando por lá e aprendendo muito com as colegas!

---------------------------------------------------------------------
Não sigo o novo acordo ortográfico em Língua Portuguesa. Se deseja reproduzir este texto, no todo ou em parte, favor respeitar a licença de uso e os direitos autorais. Muito obrigada.

Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 10/04/2011
Código do texto: T2899948
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor informar o nome da autora. Para ter acesso a conteúdo atual aconselha-se, ao invés de reproduzir, usar um link para o texto original.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Frenzel
Alemanha
487 textos (36087 leituras)
47 áudios (2336 audições)
45 e-livros (1919 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/09/17 23:01)
Helena Frenzel