Nikolaus e Knecht Ruprecht

Todo seis de dezembro, ou véspera, muitas crianças alemãs esperam alegremente a vinda do Nikolaus, figura típica do Natal daqui. Para as crianças que se comportaram bem, o Nikolaus traz um saco cheio de doces e presentes. Já para as que se comportaram mal, geralmente não traz nada. Para esse grupo, quem vem trazendo as broncas é um tal de Knecht Ruprecht, o Lado B do Nikolaus.

Estas duas figuras costumam se apresentar de maneiras muito distintas em diferentes regiões da Alemanha. Numa das versões mais difundidas, o Nikolaus remete à história de São Nicolau, um bispo que se tornou órfão ainda muito jovem e herdou muitos bens de seus pais. Ao entrar para o serviço religioso, todo dia 06 de dezembro, tocado com as desigualdades sociais, saía com um saco de alimentos para distribuir entre os mais pobres.

A figura do Knecht Ruprecht, ao que parece, foi incorporada muito depois; quando e por que se tornou ‘mau’ é difícil se saber. Algumas versões o apresentam como um simples monge que decidiu seguir o exemplo do Nikolaus. Tanto que o Nikolaus aparece com uma bata vermelha e chapéu de bispo, o Knecht Ruprecht apenas com uma bata marrom, e em algumas versões traz uma vara para castigar as crianças que se comportaram mal.

Para mim, Knecht Ruprecht é como o Bicho-Papão, um tipo de cão que ladra, ladra mas não morde, e nunca vem! Quem acaba sempre vindo é o Nikolaus. Também, com o frio do inverno daqui, não é todo mundo que se dispõe a deixar o quentinho de sua casa nessa época... Acho que o Knecht Ruprecht só vem mesmo para as crianças que foram muito, mas muito malvadas mesmo!

Pois bem, esse dia 06 de dezembro está sendo pra mim um dia muito especial. O motivo é pessoal, portanto não revelo. Como jamais deixarei de ser criança, ontem esperei que o Nikolaus me trouxesse chocolates, pois me comportara muito bem, e ele me trouxe! De fato acho que não eram para mim, mas isto não vem ao caso agora... Comi tudo!!

Com a globalização, o Nikolaus vem perdendo em popularidade para o ‘Weihnachtsmann’, Homem do Natal, Papai Noel ou Santa Claus dos costumes norte-americanos, ainda mais porque ambos se vestem de vermelho e trazem presentes. Se bem que o Nikolaus tem um livro dourado com o nome dos bem-comportados. Depois de receber os presentes, as crianças devem cantar canções tradicionais, recitar poemas ou ler histórias (em voz alta) em sinal de agradecimento. É um costume bem interessante!

O Nikolaus antecede a vinda do Christkind (Menino Deus) no dia 24 de dezembro. Ou seja: por aqui as crianças ganham presentes duas vezes. Praga do consumismo! :-)

Apesar de toda a concorrência, as crianças pequenas demonstram saber a diferença entre o Nikolaus e o Weihnachtsmann: o Nikolaus vai às casas ou às igrejas, traz muito mais chocolate do que outros presentes e vem no dia seis de dezembro, ou na véspera. Já o Homem do Natal, este vai aos shopping centers, mercados de natal, traz todo tipo de presentes, e é quem costuma entupir as chaminés com seu traseiro rechonchudo na véspera de 25 de dezembro.

Em tempo: dia seis de dezembro é também o aniversário de uma amiga que fiz por este Recanto (grande presente do Nikolaus pra mim!). Aproveito a boa ‘aura’ do Dia de São Nicolau pra desejar a ela muitas bênçãos, felicidades e tudo de bom!

E a você que me leu, um grande abraço fraterno!