Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Desfile

O dia começou hoje, pra mim, com um desfile surpreendente. Muitas foram as mulheres que aqui vieram, hoje cedo, passear em minha casa. Rodopiando, rindo, fazendo caras e bocas, cantando, dançando, e algumas até fazendo requebradinho. De vez em quando, uma delas parava e me sussurrava algo ao pé do ouvido. Todas lindas, maravilhosas. Outras loucas, misteriosas. E assim comecei o dia!

Vieram Carolina, A Rita e Angélica, do Chico, e também, a Nara, aquela leoa, sem a qual o Chico não vinha... E esse trouxe, de braço dado, A Rosa, do Djavan. As Luízas do Tom e aquela sem nome, A Garota, que flertou com ele e Vinícius ao mesmo tempo, essas também foram passando.

A “Mulher” do Erasmo, essa foi quem abriu o desfile. Toda prosa estavam a Maria Joana, de Sidney Miller e A Morena do Mar, de Dorival Caymmi. Tom também trouxe sua Bonita, e Francis sua Teresa, que se acabou de sambar.

Milton trouxe aquelas gêmeas, que se confundiam até nos nomes: Maria, Maria. Para elas, e todas aquelas que, com sua força representaram e que não puderam vir, tirei o chapéu.

A poderosa Capitu, antes só de Machado, e que há pouco se soube ter tido um caso com o Luiz Tatit, aquela que se transformou em outra lá na casa da Zélia, também pintou por aqui.

Chico César trouxe a sua Mama África e César Nascimento aquela sua “Uma Mulher”, sim a que faz de qualquer homem o que ela quiser. Nossa, foram tantas!

Lembro-me ainda da romântica Helena, também de Machado, da forte Aurélia, do Alencar, da diabólica Dona Santa, da Michele, e das anônimas: Isabel, Surama, Cleonice, Patrícia, Elaine, Teca, Quésia, Íris, Simone, Marlene, Margit, Alessandra, Luciene, das Anas, Frieda etc.,  todas as mulheres que, com esta crônica, por esse 8 de Março - Dia Internacional da Mulher - quis homenagear.

E Viva Nóiiiiiis! :-)

Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 08/03/2009
Reeditado em 10/03/2010
Código do texto: T1475294
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar autoria de Helena Frenzel e usar um link para o site original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Frenzel
Alemanha
487 textos (36087 leituras)
47 áudios (2336 audições)
45 e-livros (1919 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/09/17 23:08)
Helena Frenzel