HOMICIDA AO CUBO

“Eu escrevo os objetos como eu penso, não como eu os vejo” Picasso, parafraseado.( GOLDING. 1989. p. 51)

Conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a

Hitler, em 20 de abril de 1889, um ano após a abolição da escravatura no Brasil (Sempre lembre dos negros escravizados e segregados); e disse ela: Alcancei do Senhor um homem direito, que vai pôr ordem no Brasil e no mundo; seremos um paraíso na terra como antigamente, quando tudo era perfeito. (O passado sempre é perfeito e convidativo). Novamente deu a luz a um menino, em Málaga, no sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881, sete anos antes da liberdade dos escravos no Brasil, ( Ah Liberdade, sempre sonhada); E chamou seu nome: Picasso; e este foi artista, pouco crédulo mas aberto às diversidades. Hitler foi soldado, policial, político, religioso e latifundiário na terra; Temente a Deus, amante da ordem e obcecado pelo ideal de perfeição, para sempre perdida.

Ao cabo de muitos dias Papa Gregório IX trouxe frutos de seus trabalhos como ofertas ao Senhor: Pessoas crentes, obedientes, tementes, padronizadas; Cruzes, fogueiras, inquisições, enforcamentos, escravidões, máscaras de flandres, cassetetes, gás de pimenta: Instauração do reino perfeito na terra.

Picasso trouxe ao Senhor Les Demoiselles d''Avignon, espécie de artigo científico, pintado, que apontava olhares diversos, não objetos; a complexidade da realidade, ponte para o multiculturalismo e a tolerância. Primitivismo, contribuição da arte tribal africana para Sofisticar a européia.

”Os poetas são aliados muito valiosos, cujo testemunho deve ser

levado em alta conta, pois costumam conhecer toda uma vasta gama

de coisas entre o céu e a terra com as quais o nosso saber escolar

ainda não nos deixou sonhar. Estão bem adiante de nós, gente

comum, no conhecimento da psique, já que nutrem em fontes que

ainda não tornamos acessíveis à ciência”(FREUD,1996, v. IX, p.20)

E atentou o Senhor para Picasso e para a sua oferta; Mas para Hernan Cortés e para a sua oferta não atentou. E irou-se Hitler fortemente. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Hitler respondeu: Mas Senhor, tudo faço pela ordem das coisas, pela sagrada dualidade, bem e mal, preto e branco, judeu e gentio, esquerda e direita; busco o equilíbrio e tu rejeitas o paraíso que construo para ti? E saiu Caim desapontado.

Depois de alguns dias Hitler convidou seu irmão para irem assistir juntos a novela: Destruindo um País à Jato, no intervalo, Fascismo se levanta e mata o artista e a liberdade.

Perguntou o Senhor a Caim: Onde está Matheus, judeus, negros, palestinos, sírios, teus irmãos? E ele disse: Não sei; Tenho que conviver e suportar os diferentes? E disse Deus: O que fizeste? As vozes clamam a mim desde a terra. (Sempre lembre dos índios desterrados e massacrados); E agora toda ela será cheia de violências, intolerâncias, machismo, racismo, homofobia, discursos de ódio, mortes. Mundo medonho, banhada com sangue de índios, negros, camponeses, trabalhadores, estudantes. (Sempre lembre dos brancos desamparados, abatidos); Sangue derramado por pessoas “ limpas”, com mãos sujas. E saiu Hitler diante da face do Senhor e voltou para as terras do Norte.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a ideologia e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade Progresso; E em Progresso nasceu Positivismo, e Positivismo gerou Fascismo e Nazismo, e Fascismo gerou a Neoliberal;

Tomou Neoliberal para si duas mulheres; o nome de uma era Imprensa, e o nome da outra Economia . E Imprensa deu à luz a Alienação; esta foi a mãe dos que habitam cavernas e acreditam em tudo o que é posto em jornais. E o nome do seu irmão era Gozado; este foi o pai de todos os que vivem atrás de diversão, piadas e circos.

"As intervenções na história são ações e, portanto, o quadro também deve ser uma ação que se realiza; é um empreendimento que se assume e não se sabe como irá terminar. A chamada coerência estilística, pela qual todas as partes de uma obra de arte formam uma totalidade harmônica, é um preconceito a ser eliminado: a arte é realidade e vida, a realidade e a vida não são coerentes. Se as circunstâncias mudam enquanto o artista está compondo um quadro, o quadro há de registrar a mudança, há de terminar de uma maneira diferente de como se iniciara"(ARGAN,1992,P.424)

E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome RESPEITO ; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Democracia, porquanto o Fascismo o eliminou. Então ressuscitou a palavra de Deus: NÃO MATARÁS.

Ivan Rodrigues dos Santos

REFERENCIAS:

GOLDING. John. Cubism- A History and an analysis 1907- 1914.Harvard Univ. Press, Cambridge, 1989. p. 51

https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/4

FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas De Sigmund

Freud.Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

ARGAN, G.C.Arte Moderna Trad. Denise Bottman e Frederico Carotti. São Paulo:

Companhia das Letras,1992.

http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/10/les-demoiselles-davignon-de-pablo.html

http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/2c53a.pdf

https://homeworks2009e.wordpress.com/2009/05/28/caracteristicas-da-literatura-cubista/

http://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/os-10-maiores-genocidas.phtml#.WQfMF2nyvIU

https://idademedia.wordpress.com/2008/10/05/o-papa-gregorio-ix-e-o-estabelecimento-da-inquisicao/