Ginger

- Posso lhe fazer companhia?

Ela ergueu a cabeça do jornal e olhou por cima dos óculos escuros. O homem magro, calvície pronunciada, estava parado de pé do outro lado da mesa redonda, na varanda do Café du Trocadéro.

- Sois mon invité - respondeu, indicando a cadeira de vime vazia à sua frente.

- Merci - respondeu ele, com um sorriso. Sentou-se.

- Faz tempo que não o vejo - disse ela, dobrando o jornal e o colocando ao lado da xícara de chá vazia sobre a mesa. - Desde... "Chicago"?

- "Chicago". Quinze anos - respondeu ele. - Com tão poucos musicais em cartaz ultimamente, não tenho tido muitas razões para vir aqui.

- "Aqui" é Paris - retrucou ela em tom ácido. - Imaginei que não iria esbarrar com você justamente em Paris. Talvez o Gene, mas não você. O mundo é grande, Fred.

Ele esboçou um sorriso, ar melancólico.

- Gene... também não o vejo faz um bom tempo. Ainda ressentida comigo?

- Passado é passado, Fred - disse ela fleumaticamente. - Oh, às vezes ainda penso na nossa época... as muitas vezes em que me ligou de madrugada para falar sobre as incríveis ideias que havia tido e que não podiam esperar até o dia raiar...

Ele ergueu as mãos, num gesto defensivo.

- Ei! Calma! Mas é exatamente por causa desse esforço e dessa dedicação que somos lembrados até hoje... deuses da dança!

Ela o encarou, pensativa.

- Você, talvez, fosse o deus da dança. Eu era, no máximo a sua coadjuvante.

Ele a encarou com expressão magoada.

- Nunca tive outra parceira como você - admitiu.

- Bom saber - disse ela, suavizando a expressão.

- Para o bem ou para o mal - ele completou, um brilho brincalhão nos olhos.

Ela o encarou com ar de desafio, depois balançou a cabeça.

- Você viu o filme? - Indagou.

- Sim.

- Viu a homenagem que nos fizeram?

A expressão nos olhos dele era sonhadora.

- Aquela cena de "Swing Time"...

- Eles têm química, tenho que admitir.

- Mas nós dançávamos melhor - disse ele, batendo com o indicador na mesa.

Ela sorriu.

- Eles são apenas mortais.

E estendendo a mão para segurar a dele sobre a mesa:

- Nós, éramos deuses...

[21-03-2017]