Trial

Depois de uma semana de espera, o disquete - 360 KB - chegou pelo correio prensado entre dois pedaços de papelão. Jones o levou até a sala de estar da casa, onde estava instalado o computador, sentou-se à frente do teclado e inseriu o disquete no drive A:. Um LED vermelho acendeu-se e ouviram-se rangidos enquanto o computador lia as informações gravadas nos círculos concêntricos. Uma imagem começou a formar-se, linha a linha, no monitor de fósforo verde. Arthur, que estava esperando a chegada do programa, ergueu-se do sofá e parou ao lado de Jones. Bateu o dedo na tela, enfaticamente:

- Olha aqui, na parte de baixo: essa é a versão Trial!

- E qual é o problema? - Indagou Jones, perplexo.

- Esse tem limitação de uso. Se você não comprar, ele não deixa salvar nenhuma alteração realizada!

Jones coçou a cabeça.

- Bem que eu achei que o preço estava muito barato... e agora?

- E agora vamos ter que usar o Locksmith e destravar a proteção. É o que o código que você compra do fabricante faz...

- Bom, o teclado é seu - disse Jones, erguendo-se da cadeira.

Arthur pegou a sua disqueteira de plástico cinza e retirou um disquete num envelope dourado. Colocou-o no drive B: e digitou alguns comandos ao teclado. A imagem de abertura que estava no monitor desapareceu e surgiu a tela negra do DOS, com um cursor piscando à esquerda. Mais comandos foram digitados. A tela encheu-se de caracteres alfanuméricos fluorescentes, divididos em blocos. Um cursor quadrado foi se deslocando rapidamente à medida em que Arthur digitava comandos após comandos. Finalmente, Arthur sorriu e virou-se para Jones:

- Feito! Removi a proteção!

- Gênio! - Exclamou Jones, voltando ao seu lugar à frente do teclado. Digitou o comando que chamava o programa. O LED do drive A: acendeu-se. Ouviram-se rangidos... e o monitor de fósforo verde, subitamente, mostrou uma imagem colorida em 16 milhões de cores. No meio da tela, num pequeno retângulo preto, lia-se em letras amarelas piscantes: "CALIBRANDO".

- Quando tempo leva? - Indagou Jones.

- A qualquer momento... - respondeu Arthur.

A mensagem no retângulo preto mudou para "CARREGANDO REALIDADE.SYS". Jones olhou ao redor e começou a perceber mudanças no ambiente. O padrão do papel de parede, agora com cavalos... e as almofadas do sofá... e Arthur, que subitamente passara a usar um cardigã bege...

E foi neste preciso instante que ocorreu uma queda de energia.

[09-02-2017]