Os crimes de Hércules. Nono crime.

    Quando Apolo e Roberto chegaram ao Zoológico, depararam-se com uma multidão de pessoas curiosas, celulares nas mãos, todos querendo fotografar a tal anaconda que havia engolido sua vítima. O vereador João Carlos, ele era o dono do Zoológico da cidade, um senhor baixo, magro e não muito simpático. A anaconda era um dos animais mais visitados do seu zoológico, por seu tamanho assombroso, era a atração mais visitada entre todas. Aa pessoas se aglomeravam de tal forma, entre as inúmeras viaturas, que, para Apolo e Roberto abrirem caminho precisaram da ajuda dos policiais.

   Apolo estava nervoso, apreensivo, não disse uma palavra no caminho para o zoológico, suava muito, as mãos estavam trêmulas. Roberto era um detetive experiente, havia solucionado muitos casos difíceis, em que muitos achavam impossíveis, mas ele os solucionou. Aquele em questão, trazia as características de um crime assim, onde a solução final é um completo mistério. Roberto estava ainda mais atento a tudo, ele estranhou a atitude do companheiro, mas não lhe disse nada, guardou para si. Mas algo de muito estranho estava em curso, algo que ia muito além de um assassino que se utilizava muito mal dos sentidos dos doze trabalhos. A impressão que ficou ao detetive, que, o verdadeiro assassino em questão não era um especialista em mitologia, mas um mero estudante descuidado do assunto que, se faz usar dele para disfarçar sua verdadeira identidade.

    Ao chegarem no local, o detetive foi direto conversar com o legista, que também era especialistas no assunto.

      -  Doutor. Bom dia, eu sou o detetive Roberto, quero esclarecer algumas duvidas com o senhor a respeito dessa serpente, tudo bem.

  - Por mim, tudo bem, digamos que conheço um pouquinho a respeito do assunto.

  - Doutor, qual é a origem desses bichos, só por curiosidade.

  - As serpentes surgiram no planeta há milhões de anos, mais precisamente em um período conhecido como Cretáceo. Desde então muitas espécies surgiram, e muitas extinguiram-se. Na atualidade, existem aproximadamente 3.000 espécies. Algumas espécies são conhecidas por sua capacidade de injetar veneno; outras, no entanto, caracterizam-se por seu grande tamanho e sua capacidade impressionante de esmagar as presas, pois não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia.

  - Neste caso, o que matou nossa vítima é essa em específico?

  -  Sim senhor, o vereador foi esmagado e asfixiado muito provavelmente antes de ser engolido, é meio incomum. Visto que elas são muito bem alimentadas. Esse último caso é o das temidas sucuris, também conhecidas como anacondas, arigbóia, boiaçu, boiguaçu, boioçu, boitiapóia, boiuçu, boiúna, sucuriju, sucurijuba, sucuriú, sucuruju, sucurujuba, e viborão é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e muito perigosa. Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:

  - E quais são essas espécies? Perguntou Roberto.

 

  - Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do Pantanal; Eunectes murinus, a sucuri-preta, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó; e a Eunectes beniensis, a sucuri-da- bolívia.

  - Doutor, como é o tipo de vida de um bicho desses?  Ou seja, como é o comportamento deles?

   - As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semi- aquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves, e mamíferos. Essas serpentes são mais ágeis quando estão na água, sendo assim, quando fogem de algum perigo, procuram imediatamente voltar para esse local. Estima-se que uma sucuri fique em média dez minutos submersa sem precisar ir até a superfície. Muitos pesquisadores acreditam que a falta de sucuris gigantes na natureza é uma conseqüência da destruição de habitat e da caça. É importante frisar que a morte desses animais é um crime ambiental e pode gerar multas.

  - O que mais o senhor pode me dizer a respeito.  delas?

  - Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior. As sucuris são répteis vivíparos e produzem cerca de 20 a 40 filhotes por gestação, que nascem no começo da estação das chuvas. Graças à feromônios, sinais químicos emitidos pelas fêmeas, o macho pode perceber que ela está em condições de acasalar. Vários machos podem enrolar-se na fêmea. Os filhotes nascem na água e não existe cuidado parental, ou seja, as mães não cuidam dos filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses, e atingem a maturidade sexual com 3 ou 4 anos. São encontradas de diferentes cores como a Sucuri-amarela (encontrada no Pantanal), Sucuri-verde (Amazônia), Sucuri-malhada (Ilha da Marajó) e Sucuri da Bolívia (Bolívia). Acredita-se que uma sucuri possa atingir até 10m de comprimento e pesar 100 kg, entretanto, esse tamanho não é facilmente encontrado na natureza. Uma das únicas espécies em cativeiro, é essa em questão que temos aqui em Mor, esses animais crescem durante toda a sua vida, por isso, quanto maior uma serpente, mais velha ela é.

  - Existem muita diferenças entre machos e fêmeas? Essa em questão, o que é, macho ou fêmea?

   -  Bom… O peso: Aproximadamente macho e fêmea até 100 kg. A altura aproximadamente macho e Fêmea de 4,5m a 10m Grupo: Família Boidae Quanto a cor: São encontradas de diferentes cores como a Sucuri-amarela (encontrada no Pantanal), Sucuri-verde (Amazônia), Sucuri-malhada (Ilha da Marajó) e Sucuri da Bolívia. Elas podem ser encontradas em florestas tropicais e rios como o Amazonas. Essa é uma fêmea.

  - Então, essa, em questão, a sucuri ou anaconda fêmea é uma das maiores do mundo?

  -  Sim, a sucuri é a maior serpente do mundo, as fêmeas são maiores que os machos, atingindo a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. Vale destacar que relatos de graves mordidas, apesar da ausência de veneno, e constrição são conhecidos, pois há muitas narrativas sobre ataques destas serpentes a seres humanos; no entanto, na sua maioria, os casos são fictícios, principalmente no que diz respeito ao tamanho real do animal. Muitos admitem terem sido atacados por espécies com mais de 10 metros. De fato, a maior sucuri de que se tem registro por fonte confiável até então  média 11,6 m, e foi encontrada pelo marechal Cândido Rondon, no início do século XX. Essa espécie mede exatos 12 metrôs. É a única no mundo.

  - É normal doutor, elas atacarem humanos?

  - Depende, se não for alimentada, quanto aos ataques, existem alguns casos de vítimas humanas, tal como o de um menino índio de 12 anos, que foi devorado por uma sucuri de grande porte, na década de 1980. Também houve o caso de adultos nativos que estavam embriagados, à beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná. Elas podem viver até 30 anos

  - Obrigado doutor, isso porque o senhor conhece um pouquinho né… Imagine se fosse especialista. Já conversei como delegado, e achamos por bem, já que mataram o animal, levá-lo ao necrotério, e somente lá, retirar o corpo do vereador.

  - Tudo bem detetive, a equipe já está toda preparada, vamos fazer isso agora mesmo.

   Enquanto eles se preparavam, o delegado e o detetive retornaram para a delegacia, o delegado continuou quieto, de poucas palavras, disse estar com muita dor de cabeça, o detetive evitou ficar conversando, mas estranhou a repentina mudança no delegado.

   De repente uma ligação no celular do detetive, que o fez parar o carro bruscamente, olhou assustado para o delegado.

   - Meu Deus Roberto, o que foi agora? Porque você parou assim bruscamente?

   - Era da delegacia.

   - Meu Deus, o que foi agora, não vai me dizer que…

   - Sim... Outro corpo… Do vereador Rosivaldo, o senhor o conheci.

   - Claro, ele é dono do aviário, que fica na esquina com os bancos. O que foi dessa vez.

   - Algo bizarro, encontraram-no dentro de um dos aviários, os das águias, o esquisito é que as aves atacaram o vereador, que ao que parece ficou preso dentro dess aviário, alguém colocou garras de metal nas unhas das aves. Muito estranho isso.

   - E o que tem gave as aves?

   - O 9º trabalho. A morte dos pássaros de Estínfalo

(O homem que controla a tendência ao pensamento destrutivo) No lago Estínfalo, com setas envenenadas, Hércules conseguiu matar os monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam no vôo os raios do Sol. Eram as aves do Lago Erimanto. Este trabalho está relacionado ao signo de Sagitário. O centauro, metade homem, metade animal, encerra uma boa representação do controle sobre os impulsos animalescos e destrutivos.

   - Temos que chamar a equipe delegado, queira o senhor ou não.

   - Por favor, faça isso logo.

   Os dois se dirigiram direto para a delegacia, eram três mortes em menos de dois dias. O horror voltou a tomar conta da cidade.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 09/06/2017
Código do texto: T6022659
Classificação de conteúdo: seguro