Amarelo

Sentou-se à frente do médico, que o observava com expressão cansada.

- Doutor Gachet, estou vendo tudo amarelo.

- Talvez seja efeito colateral do tratamento com Digitalis... intoxicação digitálica. Possivelmente, teremos que suspender a medicação ou reduzir a dosagem.

- Mas eu não acho que isso seja uma coisa ruim... ver tudo amarelo.

- Isso não lhe perturba?

- Amarelo é felicidade, doutor. É calor, é vida...

E após uma breve hesitação:

- Há algo que eu não lhe falei... pode estar relacionado com a minha visão amarela.

O médico entrelaçou as mãos sobre a mesa do consultório, em expectativa.

- Eu estou comendo a tinta que uso nos quadros.

O médico franziu a testa.

- Comendo tinta? Mas a tinta é tóxica!

- Tinta amarela...

- Não há relação entre ingerir tinta amarela e enxergar as coisas amareladas... mas certamente você está se envenenando nesse processo!

- Doutor, há pessoas que bebem em busca da felicidade! E muitos morrem disso.

- Bem o sei. Mas ingerir tinta...

- Seria mais nocivo do que me embriagar?

O médico o encarou, em silêncio.

- Minha vida é tão triste e escura, doutor... por que não adicionar um pouco de cor, mesmo que seja por dentro?

- Não é assim que funciona - retrucou o médico. - Você não está mentalmente são, ou saberia disso. Você vai morrer.

- E quem, dentre nós, não irá doutor?

- [02-08-2017]