O FRANGO E O HOMEM

O FRANGO E O HOMEM

Assim olhando de cima (os olhos de um homem adulto ficam mais ou menos 1,60 de altura), para o homem, o frango parecia desmilinguido, fraco, até mesmo desnutrido. Vá lá que talvez ainda fosse um pinto.

Na visão do frango, de baixo, olhando para cima, o homem assustava. Era grande, robusto; até mesmo violento; com os dois braços à frente do corpo; como arma de abate. Ainda assim tinha de parecer corajoso e não arredar pé até que as coisas de fato fedessem para o seu lado.

Ficaram os dois a se olharem, cada um com sua perspectiva de fuga e/ou ataque, já planejados, isto conforme o momento aprouvesse.

No fritar dos ovos (sem nenhum parentesco com o galináceo e nem prejuízo para este), o homem dava sinais de não saber o que fazer com o frango; e pelo outro lado, este, também não dava indicação de como finalizar aquele encontro inusitado.

O frango estava de saída do galinheiro para um passeio de desintoxicação das pernas, entorpecidas por uma noite empoleirado numa só posição; e visava também, a caça do seu café da manhã, visto que a mais de doze horas ele não engolia nem um cisco, seu papo estava abaixo da reserva.

O homem entrava no galinheiro a cata de ovos (ovos de galinha, mãe ou não do referido frango) para matar-lhe a fome, pois como o frango, lá se iam mais de doze horas que não engeria nenhum alimento, e, seu estômago estava pregado às costas.

O impasse do encontro, exatamente à porta do galinheiro, deu margem a que os dois: frango e homem repensassem suas necessidades. No que o galináceo resolveu voltar e novamente empoleirar, ainda que á contra gosto. E o homem ao se deparar com o pinto adolescente, sem saber o porquê, retrocedeu no mesmo rastro.

Donde se conclui que ambos se decepcionaram com o novo dia que se lhes apresentava, porém nada que uns grãos de milho e um pão dormido não desse jeito.

P. S. No romper do alvorecer de domingo, fui ao galinheiro, lá na fazenda de minha sogra; e à porta desde encontrei um frangote, atrasado em relação aos da sua espécie. E aconteceu tal qual o descrito acima.