Arenito

- E essas vieram de onde? - Perguntei ao professor Foster, apontando para as placas de pedra empilhadas sobre uma bancada, no laboratório do Museu de História Natural.

- De uma cidade chamada Araraquara, interior do Brasil. Por lá, o arenito foi muito usado na construção civil, principalmente para pavimentação de calçadas. Cerca de 140 milhões de anos atrás, havia um grande deserto nessa região, que se estendia até onde hoje fica o Uruguai...

Olhei para uma das placas de pedra rosada, onde eram visíveis pegadas fossilizadas de um animal de pequeno porte, três dedos em cada pata.

- Há como saber que criatura produziu tais pegadas?

- Só de forma indireta. O clima do deserto e a ação abrasiva dos ventos torna a formação de fósseis extremamente improvável. No caso dessa amostra que perguntou, tratava-se de um pequeno dinossauro bípede. Mas, tenho algo bem mais interessante para lhe mostrar...

Colocou de lado algumas das placas e expôs uma amostra de cerca de 80 X 80 cm. Havia impressões visíveis bem no centro da placa.

- O que acha que produziu essas trilhas fossilizadas?

Sobre a placa, dois sulcos paralelos, separados por talvez 50 cm e marcados por ranhuras horizontais, corriam em diagonal por toda a extensão da amostra. Cocei a cabeça.

- Só me lembro de ter visto algo parecido em fotos dos "rovers" marcianos... parecem as trilhas produzidas pelas rodas na areia!

O professor Foster balançou a cabeça em concordância, e sorriu.

- Nesse caso, a sua opinião é tão boa quanto a minha...

- [06-06-2017]