Gently

- Gently. Dirk Gently - apresentou-se, talvez desnecessariamente, o homenzinho de terno marrom, óculos de aro de metal e gravata verde, sentado atrás da escrivaninha no escritório mal-iluminado.

- Sei que é Dirk Gently - respondi, apertando a mão que me fora estendida. - É o que diz a placa lá fora, não é?

- Eis aí a questão! - Retrucou ele. - Mas e se, ao invés de mim, estivesse aqui o meu assistente?

- Eu não conheço o seu assistente, - assenti - mas pela descrição que me fizeram de você, dificilmente poderia ser alguma outra pessoa, exceto...

E falamos ao mesmo tempo:

- ...se o assistente estivesse vestido exatamente como Dirk Gently!

Parei, estupefato. O detetive estava me encarando com um sorriso brincalhão no rosto.

- Essas coisas acontecem! - Exclamou.

- Há algum sentido cósmico implícito quando duas pessoas falam a mesma coisa ao mesmo tempo? - Perguntei, sentindo-me confuso.

- Não é preciso buscar um sentido cósmico implícito nisso - disse Gently, num tom evasivo. - Basta aplicar a lei das probabilidades. E no entanto...

- No entanto... - ecoei eu.

- Creio que há um termo para essas coincidências... empatema, acho.

- Empatema? Desconheço.

Gently ergueu as mãos, com ar de quem pede desculpas.

- Ou teoria de vidas passadas, se acredita nesse tipo de coisas.

Apontei para ele.

- Nos conhecemos de outras vidas?

- Quem sabe - disse Gently, recostando-se na cadeira de rodízios. - Se procurarmos com cuidado, descobriremos que tudo está conectado. Até mesmo o fato de você ter sido indicado por um de meus ex-clientes, Unnar Kogda...

Fiquei estupefato.

- Como sabe que vim aqui indicado por Unnar Kogda? Eu não falei nada sobre isso!

Gently inclinou-se para a frente e apoiou as palmas das mãos sobre a mesa:

- Eu não sabia... nem foi o universo quem me sussurrou isso ao ouvido. Mas creio que só um ex-cliente que houvesse me dado um calote, recomendaria a minha agência... Unnar Kogda, portanto!

- Bingo! - Retruquei.

- E isso também significa que, se eu pegar o seu caso, você terá que pagar adiantado - acrescentou ele.

[22-02-2017]