Favorito

Domingo de sol, sentamo-nos debaixo de uma árvore, no meio do parque, laptop aberto na página de um buscador que eu desconhecia.

- Diver? - Estranhei.

- Isso é Deep Web - ele retrucou. - Nessas águas você não navega com o Google.

- E foi mergulhando aí que você encontrou o REALIDADE.SYS?

- Eu não encontrei... ainda. Veja, o REALIDADE.SYS sempre foi tido como uma lenda urbana do início dos anos 1980. Diziam que era vendido pelo correio e só para pessoas escolhidas...

- Escolhidas como?

Ele encolheu os ombros.

- Se eu soubesse quais eram os critérios... o certo é que a medida em que a tecnologia evoluía, o mesmo acontecia com a história do REALIDADE.SYS. De programa em disquete de 5" 1/4, passou a ser baixado em BBS, e finalmente chegou à internet.

- Tudo isso hipoteticamente.

- Sim. Ninguém nunca comprovou que o programa existia de verdade.

- Mas, afinal, o que faz o REALIDADE.SYS?

- É - ou seria - o equivalente de uma lâmpada mágica. Daquelas que realizam desejos.

Balancei a cabeça em descrédito.

- Isso é loucura!

- Eu também achava, até que descobri isso...

Clicou num dos favoritos do navegador e uma página com visual tosco dos anos 1990 apareceu em segundos. O título, em letras roxas piscantes, dizia: "REALIDADE.SYS - DEMO". Havia um link no rodapé da página, onde se lia: "CONCENTRE-SE NO SEU PEDIDO E CLIQUE AQUI".

- Posso pedir qualquer coisa? - Perguntei em tom de brincadeira.

- O que quiser, - respondeu ele - mas lembre-se: é apenas um demo.

Peguei o laptop das mãos dele, coloquei-o no meu colo e me concentrei. Finalmente, cliquei no link.

- Lá vai! - Exclamei.

Em algum lugar não muito distante, ouviu-se um som de trovão.

[13-02-2017]