Identidade sem nome

Qual o seu nome ?

Não tenho.

Não tem o quê ?

Nome.

Como assim ?

Uma frase inteira te satisfará ? “Eu não tenho nome.” Melhorou ?

Não precisa ser grosseiro, se você não quer me dizer, tudo bem. Já vou indo...

Desculpe, mas você é que está sendo grosseira, estamos conversando a uma hora e agora que te digo algo verdadeira íntimo, ignoras e queres ir embora.

Íntimo !? Você não me disse nada pessoal, nem seu nome você quer dizer !

Eu te disse algo muito pessoal, te disse o resultado de uma escolha, a ausência de nome.

Você está se sentindo bem ?

Sim, me sinto muito lúcido e apto a ser honesto contigo. A minha sanidade está em pauta agora ? O que achas ? Sou grosso ou louco ?

Não acho que seja nenhum dos dois, mas não estou te entendendo.

Qual o teu nome ?

Lúcia

Por que te chamas Lúcia ?

Ah, sei lá... Meus pais que escolheram. Tem algo a ver com Luz ou coisa assim...

Você se sente Lúcia ?

Claro ! Sou Lúcia desde pequena. Em casa é Lu, no trabalho é Lucinha.

Tens filhos ?

Não.

Se tiveres uma filha, como ela se chamará ?

Júlia.

Você gostaria de se chamar Júlia ?

Sim , não seria ruim, mas também gosto de Lúcia. O problema é esse ? Você tem um nome feio ?

Não, tinha nome de rei, nobre até. Bastante comum.

Aaaaah ! Então você tem um nome !

Tinha, não tenho mais.

Dá para explicar ? Não estou entendendo, você está brincando ?

É bem simples. O nome que me foi dado não corresponde à minha identidade. Com o passar dos anos fui deixando de sentir que aquele nome me definia. As experiências que tive me fizeram refletir sobre tudo, inclusive o nome. O nome que é dado pelos pais é escolhido baseado nas experiências deles, não nas nossas e, essencialmente, o que nos define são as nossas experiências e como reagimos a elas.

Mas, seus pais escolheram seu nome com muito carinho e amor.

Sim, sou grato a eles por me enquadrarem na sociedade me dando um nome, mas ele não serve mais. A maioria das coisas na vida é extemporânea, por que com o nome deveria ser diferente ?

É estranho, mas até que, de uma forma meio doida, faz sentido. Mas... Então qual o nome que define você, então ?

Não sei. Gosto de alguns nomes, mas ainda não escolhi. A maioria das pessoas escolhe nomes de celebridades para os filhos ou algo que soe bem, porém, isso é pouco... Bons nomes são os de animais de estimação.

Como assim !?!?! Quer que te chamem de Rex, Frajola ou Lulu ?

Você tem um animal de estimação ?

Tenho uma gata, a pretinha.

Por que ela se chama pretinha ?

Porque é da cor preta e carinhosa.

Viu ? Escolheste o nome baseado nas características dela, no entanto, nossos nomes nos são dados quando ainda não apresentamos característica marcante nenhuma. Devo agir de acordo com o meu nome ? Ele é que deve guiar minhas atitudes ? Devo buscar uma outra pessoa com o mesmo nome e me espelhar nela ?

Olha, eu gostei de você, mas não dá para confiar numa pessoa que esconde o próprio nome. E se você for um marginal ou uma pessoa muito perigosa que está sendo procurada ?

Toma.

Hã ?? Também não precisa me mostrar a carteira de identidade...

Leia o nome que já foi meu, a questão aqui é confiança, né !?

Ela pegou a carteira e leu o nome bastante comum. À partir daquele momento, ele passou a ser como qualquer um...

Nictobata
Enviado por Nictobata em 09/02/2017
Código do texto: T5907491
Classificação de conteúdo: seguro