Conto #010: SEDE PRUDENTES E HUMILDES

SEDE PRUDENTES E HUMILDES

PROSOPOPEIA

Conto #010

_ Veja só, que coisa mais ridícula! _ Comenta Marcina ao ver um pombo andando e subindo graciosamente uma escada.

_ Do que você está falando, Marcina?

_ Desses pombos aí, Aleixo! _ Aponta as colombas bicando o cimento da calçada à cata de migalhas.

_ Pombos não andam, pululam. Ó pra isso! Só quer ser mamífero!... _ Conclui, fazendo muxoxo.

_ Pois eu acho muito engraçado. Estranho, mas muito engraçado.

_ Mas Aleixo! É ridículo, ridículo, ridículo! Detesto ver as pessoas querendo ser o que não são de fato!

_ Qualé, Marcina! _ Meneando a cabeça. _ Tu tá é por fora! Ou será dor de cotovelo? Tás com peninha de si mesma? Não faça os outros de espelho para lançar-lhes seus fracassos, complexos e frustrações!

_ Valeu, Bro! É isso aí! Falou pouco e disse tudo! _

Os dois, estupefatos, procuram ver quem está falando. Abismam-se ao ver aquela graciosa pomba de postura altiva, no topo de uma marquise:

_ O que foi, meu? Nunca ouviram um pombo falar?

_ Sim! Não! … Quer dizer... É... _ Gagueja Aleixo.

_ Qualé, Homem! Perdeu a língua? Deu gagueira. Decida logo, rapaz! É sim ou não?

_ Rsrsrs! É que nunca ouvira uma pomba falante!

_ Sei como é! Também fiquei chocada ao ver que os humanos também falam. E a madame aí? Por que me desdenhava? Pois saiba que não sinto inveja de você. Veja só! Anda tão mal e ainda por cima esse rebolado fora de compasso. Isso é que é ridículo e você não se dá conta.

_ Uuuuuuuuh! Éu, Gueréu! Nem doéu! Menina, não tô dizendo! Mais respeito! Sou mais que tu. Posso, além de andar, pular, saltar e nadar. E você? _ diz Marcina, toda aborrecida.

_ Eu! Simplesmente me contento com o que sou. O Eterno me deu beleza e pureza. Trago no meu canto o acalanto que acalma os corações. Além de pulular, posso andar e, em vez de correr, posso voar, voar e voar até cansar. _ Disse isto voando ao redor da cabeça de Marcina, que se esquiva a todo o instante com medo de se chocar com a pomba.

_ Só isso? Nem aí! _ Fazendo tunco e mais muxoxo.

_ Poderia dizer muito mais coisas de nós, columbiformes. Mas vou te dizer duas coisas: Primeiro: Quem retornou à arca de Noé, trazendo um raminho de oliveira no bico? Quem? Quem, Marcina?

_ Isso todos sabem. Uma pomba, ora bolas!

_ E tem mais! Quem o Senhor, o Altíssimo escolheu para simbolizar o Seu Santo Espírito? Quem? Quem?

_ Essa também é fácil. Uma pomba. _ respondeu com humor abalado.

_ Então! _ Continua a pomba. _ Em vez de ficar amolando os outros com seu complexo de superioridade, bem que poderia seguir o conselho do Mestre Yeshua!

_ Você quer dizer, Jesus?

_ Isso mesmo! Repitam comigo três vezes para não se esquecer jamais! _ Todos repetem com a colomba:

_ “Sede prudentes como a serpente e humildes como a pomba! (Mateus 10:16). Sede prudentes ... ”.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 17/07/2014
Reeditado em 01/08/2014
Código do texto: T4885570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.