Para Confundir e não Explicar

"Eu vim para confundir, e não para explicar!!"

“Roda, roda, roda e avisa

Um minuto de comercial

Alô, alô Teresinha

É um barato o Cassino do Chacrinha”

Um oferecimento da esponja de aço BOM PHIL, a que tem mil e uma utilidades! E do sabão MOMO, aquele que deixa suas roupas muito mais branquinhas, e por muito menos...

* * *

NARRADOR: A história de hoje se passou na França há muitos anos atrás, nos embalos da Revolução. Esta história que hoje trago deixá-los-á com a sensação de estar querendo entender o impossível, o incontável, o...

UMA VOZ: Hum, esse narrador tá enrolando...

OUTRA VOZ: Cala boca! Ainda nem começou direito e lá vem você, criticando...

MAIS OUTRA: Custa dizer logo a que veio? A UMA VOZ lá tem razão!

E OUTRA: Só tendo muita paciência, viu?

UMA VOZ: Além do mais o estilo me lembra discurso de político...

OUTRA VOZ: É só uma boa retórica... ou seria metalinguagem desnecessária?

MAIS OUTRA: Político e urubu só se for na pedrada, isso sim!

E OUTRA: O nível está baixando...

UMA VOZ: E dessa vez não fui eu!

NARRADOR: ... uma história social e política, mostrando que “a história dos homens se reflete na história das cloacas”.

UMA VOZ: Ih, tinha que ter ‘merda’ no meio...

OUTRA VOZ: Lá vem você de novo com palavras de baixo nível...

MAIS OUTRA: Ah, sem puritanismos, viu? Por acaso não sabes que se usa palavrões para chamar a atenção, produzir emoção no leitor. Puro fenômeno lingüístico.

E OUTRA: Que chamasse a atenção de outro jeito. Usando a inteligência, por exemplo...

UMA VOZ: E quem disse que leitor gosta de texto inteligente?

OUTRA VOZ: Ih, agora vão partir pra cima do leitor? Ofensas não, ofensas não... Façam-me o favor...

MAIS OUTRA: Textos inteligentes? Nossa, quanta pretensão, hein?

E OUTRA: E o piparote na orelha? Machado pode e eu não?! Como é isso?!

UMA VOZ: Eu sabia que isso só ia dar ‘merda’ mesmo... Temos mais é que dar nome aos bois.

NARRADOR: Jean que, como aponta Vargas Llosa, provavelmente não se chamava Valjean e sim Vlajean, resultado da contração “Voilá-Jean!” – Eis aqui Jean! --... E Cosette, Marius... O universo de Hugo tão descaradamente exposto...

UMA VOZ: Mas que idéia mais miserável, isso sim!

NARRADOR: Corta! Corta! Caro leitor, desculpe a conduta estranha do autor, volta e meia interrompendo a narração com suas vozes e comentários pouco produtivos. Pedirei à VOZ MAIOR que tome providências, calando por enquanto as vozes desnecessárias. Asseguro-lhe que tal confusão não voltará a a-con-te-ceeeeeeeerrrr... Plitz!!

VOZ MAIOR (a minha!): Pronto, acabou a palhaçada! Não sei nem classificar direito uma coisa dessas. Se não for pra explicar, que não me venham complicar.

* * *

Nota da autora:

Este é o quarto texto da série 'Experimentando Novas Vozes e Caminhos'

-----------------------------

Revisado em: 17.09.2010