É o bom leitor que faz bom o livro...

Algumas palavras são ditas apenas para você... e só para você.

Nada acontece na vida sem uma razão, sei que costuma dizer isso. E é uma verdade, universal. Gravada com letras de ouro na sua intuição, porque apesar de tudo, a raça humana "pressente" que não foi deixada para trás, ao acaso. É um dos sentimentos em regra, que devem ter, mesmo que profundo, como um guia, assim como o sentimento de um lar distante, indefinível, mas presente dentro de cada um de vocês. E como uma orientação necessária, torna-se uma luz atrás da neblina, um farol que se faz visível, quando necessário...

Cada folha, pingo d'água, pedra ou vento que encontram no caminho estão lá porque devem estar lá. Não são inúteis, têm significados que às vezes escapa à sua mente consciente... mas não a "olhos" mais profundos que você possui. Assim, cada ponto final, cada vírgula, cada parágrafo, ou mesmo palavra errada postos à sua frente, tem o seu encanto, e a função de despertar intuições mais profundas em você. A perfeição ainda não é intrínseca à sua espécie, mas você precisa desejar buscá-la. E você irá, com o tempo...

Cada pequeno fragmento de realidade colocada em seu caminho tem a função de chamar-lhes a atenção. Não apenas a atenção de seu eu consciente, mas como dito outras vezes, outras partes de seu eu, desconhecida agora por vocês, e mais "profundas" por assim dizer. Mas ainda assim, você. Porções suas que por hora desconhece.

Não subestime os espaços vazios. Eles não existem. Em cada pequeno cantinho há uma voz que lhe sussurra, revelando-lhe das maravilhas do universo. Entre as linhas, os parágrafos e as letras também.

Não existem bons livros. Não existem bons escritores nem boas histórias. Só existe aquilo que o leitor absorve. Se fosse diferente, existiria uma história ou escritor que seria unânime na opinião de todos que lessem, e isso não existe. Pois ainda que muitas pessoas aprovem o escritor, outras tantas o desaprovarão. Talvez porque a mensagem não atingira quem o lera, talvez, porque não a agradou. Na superfície somos diferentes. E também, há um conhecimento instintivo dentro de vocês, que diz que "é impossível agradar a todos".

Posto isso, preciso lembra-lhe que a sua vida é um livro. Você a lê à medida que a escreve, página por página. Esqueça o livro. Foque no leitor!

Lembre-se do título lá de cima, e dos tesouros ocultos nos "espaços vazios".