CAMINHOS CRUZADOS

A noticia já tinha se espalhado, ao redor do mundo, todos sabiam... tudo iria mudar. No dia 24 de outubro, o ambiente começou a ficar tenso, investidores ao redor do mundo estavam preocupados, mas tudo viria a desmoronar realmente no dia 29 de outubro. O evento conhecido como a Terça-Feira Negra, marcou o final da década de 1920, a maior crise financeira da história estava apenas começando.

Em setembro quando a bolsa de valores alcançou seu pico máximo, os economistas e investidores mais experientes começaram a sentir possíveis sinais de uma queda. No entanto, a confiança era grande afinal o Estados Unidos era a maior potência do planeta e o principal motor de ajuda na reconstrução da Europa, pós-guerra.

Dave, era o dono de um bar em Nova York. Ele era um homem jovem de certo ponto de vista, mas também já não era mais um garoto. Com seus 40 anos assumiu o bar que durante décadas tinha pertencido a seu pai, a vizinhança era tranquila e ele tinha sido criado na mesma desde que nasceu. Dave nunca se casou nem teve filhos, vivia tranquilamente, talvez sua única preocupação, ou talvez o único incomodo que ele tinha, era com os mafiosos que toda semana iam até o seu bar exigir que ele pagasse um pedágio.

A máfia em Nova York era controlada por cinco famílias e a mais influente dessas era a Família Scarzolli, Dom Francesco Scarzolli já era um homem velho, tinha 73 anos, no entanto ainda era uma das pessoas mais respeitadas e temidas da maior Megalópole do Estados Unidos. Dom Scarzolli era um gênio do mercado de ações e controlava grandes companhias, e foi com a bolsa de valores que ele colocou sua família como o grande pilar da máfia de Nova York. No mês de agosto de 1929, Dave foi ter uma reunião com Scarzolli, ele queria alguns conselhos sobre investimentos na bolsa e então Francesco indicou empresas com alto crescimento dentre as quais ele controlava. Hoje dois meses depois, Dave supriu um tremendo ódio por Scarzolli, pois o mesmo o incentivou a apostar todas as suas economias, dizendo que o retorno seria bem maior do que o valor que ele estaria investindo, no entanto na ultima noite, Dave ficou completamente falido, ele não tinha dinheiro nem mesmo para pagar as contas do bar sendo essa a única herança que seu pai lhe deixou.

Scarzolli, talvez tenha sido o maior prejudicado com essa queda da bolsa, como todo seu império se baseava no mercado de ações, ele agora teria que pensar em uma maneira pra se reerguer.

Na noite de 30 de outubro de 1929, um dia depois da terça-feira negra, Scarzolli estava no bar de Dave, era o único cliente presente no bar. Dom Scarzolli estava esperando o seu braço direito para uma reunião. DeLota era um pouco mais jovem que Scarzolli, ele entrou para a máfia quando tinha apenas 17 anos e ainda morava na Itália, hoje com 60 anos era o braço direito de Francesco.

O bar de Dave tinha um toque especial, seguia uma decoração rústica, com as paredes de madeira, e as mesas bem apertadas. Naquela noite, mesmo com o toque especial, estava com o clima sombrio. A única luz acesa no lugar era a da mesa onde Scarzolli estava sentado.

Enquanto Francesco saboreava um copo de cerveja, Dave estava em seu escritório foleando as suas dívidas. Durante seus 40 anos ele viu o pai se contentar em manter o bar em bom funcionamento, mas ele era ambicioso, tinha a vontade de ser um homem rico e apostou tudo o que tinha seguindo os conselhos de um mafioso, e agora não tinha dinheiro nem mesmo para pagar as contas mais banais do bar. Dave tentou se contentar, mas as lágrimas insistiam em descer pelo seu rosto.

A situação estava caótica, todas as rádios falavam sobre grandes investidores que suicidaram na noite de 29 de outubro.

Depois de deixar Scarzolli esperando mais de uma hora, DeLota finalmente chega ao bar e ao ver Francesco abre um largo sorriso, ele vestia um sobretudo marrom e um chapéu preto, enquanto Scarzolli vestia um sobretudo preto e sem chapéu, seu cabelo era grande e grisalho, ele estava um pouco acima do peso ao contrário de DeLota que era um homem bem magro e por mais que já estivesse com seus 60 anos, ainda era possível ver alguns fios loiros em seu cabelo.

_Buona Notte, DeLota!

DeLota se aproximou de Scarzolli e beijou seu rosto.

_Padrinho, como está? Perguntou DeLota, tirando seu chapéu e se sentando de frente para Scarzolli.

_Estou preocupado! Disse Scarzolli ascendendo um cigarro.

_Eu estou precisando de uma cerveja. Disse DeLota sem ao menos mostrar se importar com a preocupação de Francesco.

_DAVE! Onde você foi seu inútil? Exclamou Francesco Scarzolli, mostrando estar claramente estressado.

Dave então ao escutar Scarzolli sentiu uma raiva gigantesca, "esse velho de merda, vem ao meu bar e age como se fosse dele!". Mas ele sabia que se reclamasse, ia terminar a noite com uma bala na cabeça. Então ele foi até a mesa e com uma educação forçada perguntou:

_Senhor Scarzolli, o que está havendo?

_Vai servir um copo de cerveja pro DeLota e vê se faça pelo menos isso direito. Respondeu Scarzolli dando uma tragada em seu cigarro.

_Sim senhor. Disse Dave sem expressar nenhuma reação.

Dave então deu de costas para DeLota e Scarzolli, que conversavam sobre assuntos da máfia.

Dave se aproximou de um dos barris de cerveja, pegou um gigantesco copo de vidro, puxou a alavanca e a cerveja começou a escorrer do barril para dentro do copo. Dave deixou escorrer cerveja até que a espuma da mesma extravasasse as delimitações do copo, e quando isso aconteceu ele rapidamente voltou com a alavanca do barril para sua posição original e com uma régua de madeira ele tirou a espuma que tinha ficado para fora, deixando assim o colarinho da cerveja perfeito.

Ele foi caminhando em direção a mesa, entregou a cerveja para DeLota que agradeceu:

_Sempre com o colarinho perfeito Dave, obrigado!

Dave sem dizer uma palavra apenas assentiu com a cabeça e se afastou da mesa.

_Então padrinho, como exatamente está nossa situação? Sei que a maior parte dos nossos investimentos estavam aplicados na bolsa.

Scarzolli então suspirou, deu uma tragada no cigarro. E respondeu:

_Eu ainda não tenho certeza. Mas é certo que estamos quase falidos, o que nos salva são as casas de aposta.

_Mas padrinho, se essa situação for tão grave como aparenta, depender de casas de aposta é loucura, ninguém vai ter dinheiro. Disse DeLota dando um gole na sua cerveja.

Scarzolli sabia que DeLota estava certo, eles tinham que achar uma solução rápido.

_Eu pensei em negociar com a família Bravo uma parceria para o tráfico de armas. Disse Scazrolli.

_A família Bravo?! É lógico que eles não vão aceitar, agora que estamos falidos, eles vão querer ver a gente se afundando na merda! Respondeu DeLota, demonstrando indignação com a ideia de Scarzolli.

_Nesse ponto você está certo, mas eu pensei em conversar com um Luca Brazzi para ir negociar com eles, pode ser que funcione, já que o Brazzi é um dos pontos neutros da nossa família.

DeLota deu mais um gole na cerveja e respondeu:

_Pode ser que funcione, mas ainda acho que temos que considerar outras opções.

Scarzolli levantou as sobrancelhas, que era um sinal de que ele tinha concordado com o que DeLota disse, deu o ultimo de gole na sua cerveja, antes de seu copo esvaziar e gritou:

_DAVE! Seu inútil, venha aqui e pegue mais um copo de cerveja para mim.

Dave então já ficando cada vez mais irritado com as arrogâncias de Scarzolli. Foi até a mesa sem dizer uma palavra sequer e pegou o copo de Francesco e levou até um dos seus barris de cerveja, o processo era sempre o mesmo, puxar a alavanca, deixar a cerveja escorrer até a espuma extravasar as delimitações do copo e retirar o excesso com uma régua de madeira. Ao regressar com o copo cheio, ele o entregou para Scarzolli que disse:

_Você não é tão inútil, não é garoto?!

Dave sem dizer nenhuma palavra, apenas deu de costas para Francesco, que olhou indignado para o garoto, mas que teve suas atenções roubadas por DeLota dizendo:

_Você conhece Bruno Lucchese?

Lucchese, era assim como os Bravos e Scarzolli, três das cinco famílias de Nova York. Nenhuma das cinco famílias se davam bem, mas algumas se respeitavam como é o caso dos Bravos e dos Scarzolli, mas os Lucchese eram a escória para Francesco.

_Lógico que conheço, aquele homem é um dos únicos na face da terra que não possui nenhuma virtude. Disgraziato Dannati (maldito desgraçado).

DeLota então sorriu e disse:

_Ele está com uma ideia nova, e que pode dar certo. Que é criar casas de prostituição em toda Nova York. E convenhamos padrinho, o país pode até estar quebrado, mas nenhum homem fica sem fazer sexo.

Mesmo com DeLota sorrindo, Scarzolli se manteve sério deu um tapa na mesa:

_Mi uccido (eu me mato), mas não trabalho com um Lucchese.

DeLota então revirou os olhos deu o último gole da sua cerveja. E exclamou:

_Dave, meu rapaz, me sirva mais um pouco de cerveja, por gentileza.

Dave então sorriu para DeLota e se pôs a caminhar em direção a ele. Pegou o seu copo de cerveja e foi novamente até o barril. Enquanto Dave estava fora da mesa DeLota disse para Scarzolli:

_Padrinho, na nossa situação atual, não podemos nos dar ao luxo de recusar nenhuma boa oportunidade como essa das casas de prostituição dos Lucchese.

Scarzolli então revirou os olhos e disse:

_DeLota, eu não vou trabalhar com os Lucchese, entendeu?

DeLota então levantou as mãos sinalizando que não ia mais insistir e disse:

_Está bem padrinho.

No momento que Dave voltou com o copo de cerveja, DeLota lhe disse:

_Dave faz um favor pra mim?

Dave então olhou para DeLota e disse:

_É claro.

_Vai até o meu carro, e pegue pra mim minha carteira, eu a deixei em cima do banco do motorista. Disse DeLota lhe entregando a chave.

Dave então foi para o lado de fora do seu bar, e lá ele viu dois gangstêrs da família Scarzolli. Os dois fumavam um cigarro e estavam bem mais sérios que o normal, mas ainda sim eles o cumprimentaram.

Ao chegar no carro Dave se assustou ao ver que além da carteira também tinha uma granada no banco do motorista, ele evitou até mesmo encostar nela com medo de causar uma explosão, apenas pegou a carteira e trancou o carro.

Quando estava prestes a entrar no bar, um dos mafiosos o parou e disse:

_Dave, se acontecer alguma coisa ai dentro hoje, não diga nada a ninguém. Nem para policia nem para qualquer outra pessoa, está me entendendo.

Dave apenas assentiu com a cabeça e entrou novamente no bar. E foi nesse momento que ele percebeu que algo estava prestes a acontecer, tanto DeLota quanto Dom Scarzolli estavam agindo de uma maneira diferente da convencional. Ele apenas entregou a carteira para DeLota e retornou para dentro de seu escritório, para terminar de calcular suas dívidas.

Depois de alguns instantes ele escutou Scarzolli gritando:

_Dave seu imprestável, venha aqui!

Dave já estava de saco cheio de Scarzolli, e ao se aproximar da mesa viu que tanto DeLota quanto Francesco estavam se encarando de uma maneira estranha. "Alguém vai morrer aqui hoje". Ao chegar próximo a mesa, Scarzolli disse a ele:

_Sente-se aqui conosco.

E assim Dave o fez, e então DeLota perguntou:

_Quanto você investiu no mercado de ações?

Dave então passou a mão pelo seu cabelo preto e respondeu:

_Investi todo o meu dinheiro, algo em torno de 10 mil dólares.

_Essa é uma quantia muito alta. Respondeu DeLota, que logo em seguida fitou Francesco com os olhos.

_Eu não tive culpa disso DeLota, ele me pediu conselhos e eu o aconselhei, nunca dei garantia de nada! Respondeu Scarzolli ascendendo outro cigarro.

DeLota apenas olhou para Dave e revirou os olhos, mas Dave ficou tomado pelo ódio ao perceber o descaso de Scarzolli disse:

_Seu velho de merda, eu perdi toda a porra do meu dinheiro!

Scarzolli que nunca aceitava ninguém falar com ele daquela maneira deu um tapa na cara de Dave o derrubando no chão, arrancou uma pistola da cintura e apontou para a cabeça de Dave dizendo:

_Eu não tenho culpa se você foi azarado. Me pediu conselhos e eu lhe dei, não é só você que está falido seu bosta, todo o Estados Unidos está quebrado. Eu entendo sua frustração, mas isso não lhe dá o direito de me faltar com respeito!

DeLota então se levantou e disse:

_Senhores vamos nos acalmar! Padrinho guarde sua arma e Dave serve mais uma rodada de cerveja para nós, por gentileza!

Scarzolli então saiu de cima de Dave e guardou sua arma, enquanto Dave pegou os dois copos e foi até o barril de cerveja servir mais um pouco e enquanto ele estava servindo mais cerveja, Francesco continuou o provocando:

_Garoto insolente e fracassado!

Dave segurou as lágrimas, ele estava desesperado, pois nem mesmo s dividas do bar ele conseguiria pagar e com a crise tomando proporções globais provavelmente teria que fechar o bar. E num ato de desespero ele foi até o fogão do bar e ligou todas as "bocas" deixando vazar apenas o gás e pensou "Da próxima vez que esse desgraçado do Scarzolli pensar em ascender um cigarro, todos nós vamos morrer".

Ele então voltou e serviu DeLota e Scarzolli e quando ia se retirando DeLota disse:

_Sente-se Dave quero que participe dessa conversa!

Dave então se sentou e Francesco fitou DeLota com os olhos e perguntou:

_Por que você quer que ele participe dessa conversa?!

_Por que nossa família tem uma dívida com ele padrinho. Respondeu DeLota tomando um gole de cerveja!

Scarzolli então deu várias gargalhadas deixando explícita sua ironia e disse:

_Nós não temos divida nenhuma com ele.

DeLota então revirou os olhos arrancou sua arma da cintura apontou para Scarzolli e disse:

_Sabe qual o seu problema padrinho? Você já está velho demais, toda vez que te apresento uma ideia, você a rejeita, toda vez que eu lhe repreendo você ironiza, eu não estou vendo outra solução que não seja te tirar dos negócios!

Scarzolli então apertou os olhos, demonstrando estar incrédulo com a audácia de DeLota, e disse:

_Seu traíra maledetto!

DeLota deu um leve sorriso e disse:

_Eu só estou fazendo o que é o melhor pra família!

E num movimento incrivelmente rápido Scarzolli pegou sua arma e com um tiro por debaixo da mesa acertou a barriga de DeLota. E antes que DeLota pudesse dar um ultimo suspiro e tentar acertar Scarzolli, o mesmo tirou a arma debaixo da mesa e acertou um segundo bem na cabeça de DeLota!

_Traíra desgraçado! Eu dei tudo para esse moleque, durante 43 anos ele fez parte da minha família e justo no momento que eu fiquei mais vulnerável ele tentou me trair! Veio com essa conversinha de investimento dos Lucchese, provavelmente já tinha se vendido igual uma puta! Disse Scarzolli demonstrando estar claramente decepcionado.

Enquanto isso Dave estava assustado, durante quase toda sua vida convivendo com mafiosos e DeLota era um dos mais presentes.

Depois de matar DeLota, Scarzolli voltou suas atenções para Dave e disse:

_E você seu merdinha, não ache que estou te devendo. Se você me culpar por ter perdido todo seu dinheiro, eu juro, JURO, que te mato.

Dave já não se importava com mais nada, agora que o gás estava ligado era questão de tempo até ele e Scarzolli serem explodidos juntamente com o bar. A única coisa que Dave tinha que fazer era segurar Scarzolli dentro do bar:

_Seu velho escroto! Você faz isso com todo mundo, incentiva as pessoas a investirem nas empresas que você controla, mas quando por sua causa você faz com que essas pessoas, como eu, percam tudo o que tem.

Scarzolli então acerta um soco no nariz de Dave, puxou sua arma e deu um tiro no pé dele e disse:

_Valorize sua vida rapaz! Não me provoque!

Ao levar o tiro no pé Dave soltou um forte grito de dor que dava pra escutar na rua. Os mafiosos que estavam do lado de fora ao escutar o grito tiraram suas armas da cintura e cercaram a entrada do bar, por mais que já fosse muito tarde, não podiam correr o risco de ninguém entrar no bar.

_Seu velho desgraçado! Bravejava Dave sentindo uma forte dor no pé.

Scarzolli então tirou um cigarro do bolso e antes de ascende-lo abriu um largo sorriso e disse:

_Você é tão inútil que nem vale a pena te matar!

Ao ver que Scarzolli estava prestes a ascender o cigarro, Dave esforçou pra ver se sentia cheiro de gás e ao constatar que o gás já tinha se alastrado por todo o bar, Dave abriu um sorriso e disse:

_Seu velho imundo, nesta noite não é só o DeLota que vai morrer, todo nós vamos, eu posso ser inútil, mas vou te levar pro inferno junto comigo!

Scarzolli deu várias gargalhadas e disse ironizando:

_É claro, nem os mafiosos mais temidos de Nova York conseguiram e você, um insignificante dono de um pequeno bar que nunca sequer pegou numa arma, vai conseguir me matar!

Dave então começou a sorrir, e Scarzolli pegou o isqueiro para ascender o cigarro, mas o mesmo falhou na primeira tentativa, na segunda quando o isqueiro ascendeu, em menos de um segundo o fogo se espalhou por todo o bar e logo em seguida uma explosão que acordou toda a vizinhança. Tanto Scarzolli e Dave quanto os mafiosos que cercavam a porta, morreram em menos de dois segundos. A explosão foi um estrago!

No dia seguinte em meio a tantas outras histórias absurdas, o que tinha acontecido no bar do Dave nem foi noticiado nas rádios, apenas em uma rádio que citou por alto a explosão. O caos tomou conta do Estados Unidos e que consequentemente afetou todo o mundo, todos os países só voltariam a prosperar de maneira significativa após a segunda guerra mundial.

Alvaro Oliveira P Neto
Enviado por Alvaro Oliveira P Neto em 20/02/2017
Código do texto: T5918542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.