GUIA DE SOBREVIVÊNCIA NO CAOS - PARTE 1

encontrei esse texto jogado no chão da biblioteca da faculdade, achei interessante.

ha algo na guerra que fascina, atrai. como se constoi um homem, um soldado? disputa é sobrevivencia, pode ser amarga para o pacificador, mas este so existe em tempos de paz, quando a guerra nao é com ele. enquanto batalham ao lado o homem elabora conceitos para a paz, contudo ao tocarem suas concepções sobre a existência, ao passarem a batalha para o seu gramado, seu pacifismo se esvoaça. como os raios do astro que são encobertos pelas mantas brumosas dos cúmulos-nimbus sombrios, o homem mata, aniquila, esquarteja, empesteia, banha-se de sangue...e sobrevive.

ha algum tempo, o caos reinou. o caos não é uma força que reina por muito tempo, assim como a paz. a busca reina mais tempo do que ambos. a busca pelo caos e a busca pela paz, quando necessária, levam mais recursos e filosofias do que os estados alcançados por elas. vivemos hoje num mundo de uns sete bilhões de pessoas, não sei, nunca tive a oportunidade de conta-las e provavelmente jamais terei. confio nas estimativas, as vezes sou obrigado, outras faço por convenção, ou ambos como neste caso. não me preocupo muito com elas, o suficiente para saber que sou uma particula da massa que passa despercebida e é ordenada ao cumprimento obrigatório do cotidiano. a estimativa rende algumas linhas de preocupação, nada além. penso em linhas, é assim que funciona meu cerebro, se penso muito sobre um determinado assunto, escrevo muitas linhas, se não penso absolutamente nada sobre ele, encho uma enciclopédia. piada obviamente verdadeira para qualquer ser humano.

o caos reina em sintonia. o mundo desaba em ecomonias globais ascendentes, pesquisas genéticas, campeonatos de futebol e um mar de infinitos investimentos financeiros; e se ergue numa cornucópia - que despeja miséria voluptuosa, violência exacerbada, guerra ilimitada, sangue escorrendo pela televisão gratuitamente, lares desfeitos em infanticídios, prostituições em trincheiras de napalm - e não tem muita coisa de mágica.

logo o mundo irá desfalecer. o caos atrai muitos roteiristas à holywood, a floresta sagrada do jeito americano de viver as coisas, ramificado em um irmãozão de cem braços e um único olho. não posso saber ao certo como irá acabar o mundo. a teoria mais aceita é a guerra, seguida de peste, doenças e fome. talvez todas de uma vez. o problema, o grande problema é a sobrevivência. afinal, em que mais pensam as nossas células? estou preocupado com a minha e cada qual, num imenso e total caos reinante estará preocupado com a sua própria. também seria interessante garantir os nossos entes queridos, senão todos, ao menos alguns. amigos são bons numa hora como essa e algum especialista em alguma coisa também. qualquer coisa serve, mas medicina e engenharia são muito indicados. no caos um economista não servirá para nada. pode ser eliminado sem remorso, afinal ele só irá comer o excedente. gordos também são um problema se você tiver de carregá-los ou precisar correr muito para sobreviver. na verdade o caos é um problema se você não estiver preparado para ele. com que você irá se defender? em quem irá confiar? estou me adiantando muito neste assunto e nem sequer sei se você entendeu o que eu quis dizer. vou começar do início e explicar o que é o caos, porque ele vem e provavelmente como será. o texto é caótico, escrito ás pressas em meio ao caos, não existem regras de acentuação, palavras bonitas, metáforas corretas, existe o necessário. e só.

definirei caos como o fim do que conhecemos por civilização. e acreditem, isso já esta acontecendo em muitos lugares. olhe o caso de sudão, um país centro africano que vive em guerra e, pasmem, caos. se você disser uma frase estúpida dessas para um cidadão ("fim da civilização...", obviamente em árabe), levará um rajada de metralhadora, por trás talvez, de alguém que não a ouviu ou que ahou completamente despida de sentido, afinal no sudão não existe civilização. nem ocidental, nem oriental. existe caos, morte, guerra. e na somália também, e no djibuti, um paízinho que batalha há uns vinte anos com a etiópia pela posse de uma vila que não vivem nem sequer cinco mil pessoas. nessa guerra já foram gastos uns cinco bilhões de dólares. se isso fosse investido em recursos sociais, todo mundo lá já estava jogando plystation 3 em televisões de plasma. o ser humano é realmente incrível. há algo se saboroso na guerra, a vitória talvez. é como a história do conquistador que conquistou o mundo e foi rei do maior cemitério jamais visto.

de qualquer modo o caos seria o fim de toda sociedade. todos tentando sobreviver, todos querendo apenas respirar por mais um dia. não sei como acontecerá, afinal neste mundo em que vivemos pode acontecer de muitas maneiras. e você iria realmente querer saber a historia da falta de água no planeta depois dela ter acabado? você quer beber agua, mais nada.

definições do caos:

falta de água: isso significa que não tem mais agua nos canos de sua torneira. não tem mais galão à venda, aliás, não tem nem venda de nada e isso nos leva ao item dois.

dinheiro não ter mais valor: um mundo em caos não precisa de dinheiro, afinal não se bebe nem come papel, ele não compra mais nada, os bens não têm mais valor, desde que sirvam para qualquer fim prático.

não tem mais comida: já esvaziaram as prateleiras dos supermercados. nem tenta fazer isso, as ruas estõ cheias de gente querendo te matar pra saber o que você tem nos bolsos. a comida é o que você consgue caçar, o que não faz mal, o que respira, ser humano também vale. enquanto houverem muitos, todos são inimigos, mas não comida, não coma os muito gordurosos nem os doentes, para evitar isso, sem velhos no menu. assim que começarem a rarear, qualquer um irá servir, exeto os das sua própria comunidade, a não ser que não haja mais nada mesmo. nesse caso é melhor um torneio de luta, o perdedor será comido por todos. claro que para isso você deve ser o líder da comunidade. chegaremos ao capítulo dos lideres.

pólos de poder: o ser humano é adaptável, irá conseguir de algumas maneiras lucrar com o caos. não dinheiro propriamente dito, mas coisas de valor. um político muito influente terá seus capachos, sempre os terá. tome cuidado com eles, não seja e não tenha um. caso tenha, olho nele e livre-se dele sempre que possível, por exemplo, na hora de fugir, machuque-o para que ele fique para trás e seja morto pelos perseguidores. estará ganhando em dobro, pois os perseguidores do seu bando irão se contentar com uma presa e você ficará livre de um possível traidor. é claro que se o capacho não for morto ele irá delatar tudo o que você faz e se tornará capacho do líder do outro bando (pode ser que o capacho do líder daquele bando o mate, capachos não gotam de concorrência, nesse caso, não esquente a cabeça, mas pode ser que ele mate o capacho, cuidado), assim é prudente só revelar ao capacho informações falsas e nunca confidenciar nada. nunca beba ou coma o que ele lhe oferecer, capachos não gostam de pegar em armas e geralmente são covardes, por isso o meio preferido dos capachos é o veneno, mas eles também armam ciladas para que o líder seja preso ou morto e, em último caso, matam eles mesmos, dormindo ou quando não há ninguém olhando. tome cuidado com o capacho, ele não é franzinho e magrinho, com medo de tudo, ele pode ser seu melhor amigo, afinal capacho é um distúrbio de personalidade, uma espécie de transtorno compulsivo, as vezes necessario num mundo caótico de sobrevivência. é um lado da personalidade de certos indivíduos que pode aflorar ou confinar-se em tempos de emoção ou choques. de qualquer forma capachos formam pólos de poder, ou seja, pequenas comunidades em meio ao caos, geralmente nas cidades, que neste momento estarão abandonadas e serão palco de conflitos destes pólos. eles buscarão comida, água, ferramentas e informações. formarão pequenas sociedades escravocatas e facistas. são perigosas, mas têm inúmeros pontos fracos, como por exemplo, mulhres e crianças que dependem dos integrantes para sobreviver. haverão velhos e doentes. esses serão os principais pontos de vulnerabiliade. serão fortes em batalha dentro de seu próprio território, pois possuem a vantagem de permanecerem instalados numa mesma área durante muito tempo. são nômades, como todos os demais seres do planeta, pois os recursos serão escassos, mas podem permanecer numa área muito tempo. tambem irão possuir tecnologia funcional, ou seja, terão armas melhores que as suas e de seus homens. afinal sua pistola só tem balas quando você acha ou fabrica, enquantoa as deles virão de saques a lugares que armazenavam novas armas e munições. e também podem carregar muito mais do que você.

favelas: território perigoso, irão se unir na esperança de sobreviverem no bando. isso já acontece hoje em dia. eles possuem um avançado sistema de sbrevivencia caótica. são treinados e treinam as crianças para seres batedores. é difícil se aproximar e deve-se duvidar daquele que diz que pode entrar ou que conhece quem manda neste tipo de território. deve-se deixar que a favela se consuma por si própria. entrará em guerra com forças exteriores em busca de poder ou sobrevivência. isso a enfraquecerá. o nomadismo necessariamente ativará conflitos internos. em poucas décadas estará consumida. os sobreviventes irão entender o caos e irâo fazer como você já está fazendo: andando num bando especializado e sobrevivendo a todos os obstáculos. somente então se tornarão perigosos, é hora de elimina-los.

cidades: no começo irão relutar, mas o tempo fará as pessoas abandonarem as cidades. com o passar das décadas, serão lugares fantasmas, palco de refugiados esporádicos, pessoas desesperadas e abrigo de nômades. muito cuidado ao passar por uma cidade. sentinelas podem haver em todas as partes. seja qual for a categoria de pessoas que sejam encontradas, são inimigas. só servirão para o bando se desempenharem alguma utilidade. mulheres não sobrevivem sozinhas, se encontrou alguma, é uma cilada, logo será atacado pelo bando delas. deve armar este mesmo tipo de cilada para outros bandos. interessante ter mulheres em teu bando, mas não te apegues a elas. não as engravide antes de ter encontrado o eldorado (um lugar a salvo onde poderá erguer tua sociedade pós-caos). caso isso aconteça tente leva-las contigo, mas se começarem a dar problemas abandone-as em lugar seguro, se possível. uma alternativa é matá-las, embora matar mulheres grávidas seja humanamente errado, num estado caótico isso é aceitável, assim como o foi na guerra da coréia, do vietnã e hoje em dia no iraque. alguns de teu bando podem ser contra isso. essa situação irá gerar desagrado e poderá por em risco tua liderança. como num navio pirata, o capitão nunca poderá ser desafiado, assim é teu bando no caos. elimine os que te fazem mal ou serás eliminado e substituído por um líder mais humano. isso levará o bando todo à morte futuramente, pois os humanitários padecem sob a garra dos sanguinários. as pessoas do bando tendem a não enxergar a verdadeira problemática e pensam que não há problemas em se ter grávidas, feridos greves, bebês que choram, velhos que dão trabalho, num bando. esses não entendem de sobrevivência e liderança. serão tua ruína. caso teu bando chegue a este estado, saia imediatamente. poderá ser assassinado se não sair. reúna tuas coisas e parta, abandone-os (é melhor do que comunicar tua decisão) e reúna outro bando conforme a situação permitir. em menos de uma década terá outro bando. teu antigo bando arranjará um novo líder e se este for muito humano, perecerá logo. se formar um novo bando a tempo, poderá caçar o antigo e pegar aquilo que te convém, pois tera deixado muitas coisas valiosas para trás.

equipamento: todo equipamento é útil em alguma medida. não são necessárias panelas ou utensílhos de casa. não existirá mais internet ou telefonia, por isso celulares e notebookes serão supérfulos. deve aprender fazer fogo, pois fósforos um dia acabarão. gasolina é sempre útil, assim como alcool, éter, e óleo. facas, armas e espadas serão de grande utilidade. um líder deve ter uma espada longa e deve saber manejá-la. uma katana ou um facão chinês serão absolutamente necessários. sempre limpas, tuas armas e de teus homens, pois o cheiro de sangue chega longe e desarma a emboscada. deve-se saber lutar. jiu jitsu é essencial, assim como boxe, judô e kung fu. serão tuas armas mais valiosas, pois um dia poderá perder uma batalha e ver teu bando padecer. se sobreviver, ficará sem bando. morrer em batalha não é digno. fugir é essencial quando se ve que perderá a contenda. ensina os teus a debandarem e se reagruparem para planejar novos ataques. também todo armamento de guerra é importante. binóculos, botas e algum equipamento para ver à noite. ataques à noite costumam ter mais resultados do que os diurnos. em décadas o fogo se tornará precioso, ataques com fogo serão sempre bem sucedidos. marcenaria e carpintaria são importantes. aprender a fezr arcos e flechas é essencial. um livro de botânica e venenos roubado de uma bibloteca ajudará a eliminar inimigos. bibliotecas serão sempre útil, mas sempre estarão ocupadas. não ataque com fogo a não ser que queira apenas eliminar ao invés de tomar o local. quando refugiado numa biblioteca,livraria, gráfica, deixe os papéis no subsolo ou num canto inacessível. não durma perto de janelas. durma com tua arma. remédios são bons para tirar o sono até o corpo se acostumar a dormir duas ou tres horas somente. deixe o sono para horários diferentes, nunca no mesmo e nunca mais do que quatro horas.

pessoas: elas serão tuas armas. e serão tuas inmigas.mesmo as de teu bando. não forme bandos muito cedo, nem admita qualquer um. encontre pessoas especializadas. professores de exatas são boas táticas para batalhas. professores de humanas não prestam, mate-os. jovens são vigorosos, não pensam e fazem o que é mandado. são influenciados pela música, principalmente. tenha um que saiba tocar violão. são guerreiros de linha de frente. criam fortes vínculos de amizade e se um morre (o que acabará acontecendo) desejam a vingança e se tornam melhores guerreiros do que antes. matemáticos e engenheiros são úteis de vez em quando. professores e mestres de artes marciais são indispensáveis. aprenda o que puder com eles. cuidado pois serão sempre mais poderosos do que você, mas não sabem disso. de-lhes um cargo de confiança, conquiste-os ouvindo suas parábolas de sabedoria, quanto mais honrado forem, menos chances de traição sofrerás. mulheres são uteis para emboscadas. podem ser espiãs e também são necessárias à procriação. mas enquanto o eldorado não for encontrado, não haverá procriação. servirão para o sexo, mas não serão do bando, a menos que desempenhem algum papel relevante. quando abandonares uma deves repô-la o mais breve possível para evitar indignação. não deixes que sejam muito amigas, armarão complô para te derrubar e colocar outro em teu lugar, alguém que as dê poder ou que elas podem controlar. geralmente os jovens. os apaixonarão, farão a cabeça deles contra ti. entre os jovens, tenha um informante. o último que você recrutou terá este papel, sempre. pois não terá feito amizade e poderá manipulá-lo mais facilmente. este também irá traí-lo, esteja preparado. dê diversão às pessoas, entretenimento. capture prisioneiros e faça-os lutar. se conseguir eletricidade por algum tempo, divirta-os com filmes e jogos.

logo falarei sobre o eldorado