O plano secreto

Londres, madrugada de domingo para segunda-feira. No estúdio da Heart FM, apenas um operador de áudio. Subitamente, uma lâmpada azul começou a piscar no painel de controle, insistentemente. Apreensivo, ele ergueu o interfone do gancho e ligou para o encarregado do turno da noite:

- A luz azul acendeu. O que eu faço?

- Luz azul? - Disse a voz alarmada do outro lado. - Ainda está piscando?

- Sim.

- Coloque a playlist "Mood 1" no ar. Se for engano, trocamos. Eu vou fazer umas ligações...

E desligou.

* * *

Na BBC Radio 4, o mesmo padrão de luzes azuis pôs em movimento a equipe de plantão. No estúdio, o locutor, que tinha pouco mais de 30 anos, perguntou ao operador veterano o que era o alarme que havia soado.

- É o alerta de catástrofes... o Rats! - Foi a resposta.

- Então é isso - disse ele. - Vamos de "Mood 1" ou "Mood 2"?

- Para começar... a 2. Ainda não sabemos o que aconteceu.

O locutor selecionou a playlist programada, e comentou:

- Torcendo para não ter acontecido nada.

E só então apertou o botão.

* * *

Dirigia com cuidado, apesar das ruas quase vazias àquela hora da madrugada. Havia chovido e as pistas estavam escorregadias. No rádio do carro, o rock progressivo foi interrompido por uma música sombria.

- O que é isso? - Indagou a esposa, sentada no banco do carona. - Essa música de velório?

- Não sei...- retrucou. - Mas acho que já ouvi antes... é um mau sinal.

- Não fale assim, está me deixando preocupada!

- Aconteceu alguma coisa grave.

- Vou colocar na Radio 4 - respondeu ela, resolutamente.

Na BBC Radio 4, uma música aflitiva.

- "Haunted Dancehall"... - murmurou ela atônita. - A BBC está tocando "Haunted Dancehall"!

Quando chegaram aos portões de casa, um locutor interrompeu a música e disse, em tom soturno:

- Esta é a BBC de Londres.

* * *

O dia estava amanhecendo. De uma porta lateral do Palácio de Buckingham, emergiu um criado em roupas fúnebres. Fez o trajeto até os portões, sob o olhar atento de uma grande massa de repórteres que aguardavam atrás de uma barreira de segurança da Polícia Metropolitana, e afixou um aviso junto à entrada, uma única folha com bordas negras.

Para quem não estava no local, e para todos que acessavam a partir daquele instante a página web do palácio, o mesmo texto do aviso estava reproduzido online, e assim começava:

- É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de Sua Majestade, a Rainha.

* * *

No estúdio da BBC Radio 4, o locutor ajeitou a gravata preta antes de começar a ler o noticiário da manhã. E comentou, para o operador de áudio que o assistia:

- Confesso que não esperava ter que ler esse obituário. Achei que iria me aposentar e que ela continuaria a ser nossa rainha ainda durante muitos anos...

- Todos nós pensávamos isso - disse o operador, olhos vermelhos. - Todos a amávamos muito.

- Sim. Nós e o mundo inteiro.

Ajustou a tela do monitor à sua frente, onde estava o texto do obituário, e antes de começar a ler, beijou o indicador e depois tocou com ele a foto oficial da rainha, num porta-retratos sobre o painel de controle ao seu lado.

- Adeus, rainha Diana - murmurou.

- [11-06-2017]