Aluga-se a Lua

- Pessoal, pessoal!!! Óbvio que o ideal é que o público veja o anúncio logo antes do amanhecer!!

O departamento de marketing daquela empresa nunca foi dos mais organizados, mas naquela ocasião realmente estava se superando!

- Acho que seria adiar demais o começo da campanha, gente! Por que não logo depois do pôr do sol? Boa parte do nosso público alvo vai ver também!!

- Os chineses já estão disputando conosco este espaço, minha cara! E você sabe bem que é quase impossível cobrir a proposta deles, né?

- Podemos fazer uma campanha de meia-lua então! - sugeriu um incauto novato. - Adaptamos o anúncio para 50% da superfície lunar, no período minguante. Começamos a campanha mais cedo, e ainda pagamos mais barato pelo espaço!

- Campanha de meia-lua? - o gerente daquele projeto estava quase soltando fogo pelas ventas! - É sério mesmo que você está sugerindo uma campanha de meia-lua para um projeto desta importância? Quem foi que te contratou mesmo, hein?

O novato se recolhe em seu canto, certo de ter acabado de sugerir uma gigantesca besteira.

- Por que não uma campanha de lua-cheia, que podemos começar imediatamente?

Campanha de lua-cheia... Por que mesmo ninguém nunca sugeria este tipo de coisa? Ah, lógico!!! Porque era impossível! O líder de projeto se volta à pessoa que sugeriu o absurdo e... Ah não!!! Era o cliente! O contratante!

- Err... Veja bem, minha cara! Campanhas de lua-cheia são impossíveis!

- Impossíveis?

- Não existe projetor laser disparado daqui da terra com potência suficiente para superar a luminosidade proporcionada pelo nosso próprio Sol na superfície de nosso satélite! É uma disputa com derrota certa!

- Já tentaram fazer?

- Nunca precisamos tentar, sabemos ser impossível!

- Hahahaha, me façam rir... Nunca tentaram fazer, portanto concluem que é impossível...

O líder pede apoio, com o olhar, de seus técnicos. Físicos experientes em emissão de canhões fotônicos. Um deles logo se adianta:

- Poderíamos conseguir isto disparando um laser de 500 terawatts de potência. Tal brilho seria capaz de superar, e muito, o brilho solar. Mas a verdade verdadeira é que não iríamos querer isto, minha cara! Um laser desta potência aqueceria a atmosfera a ponto de aniquilar a vida na Terra e ainda acrescentaria ao nosso satélite um momento linear que expulsaria a Lua de sua órbita.

A cliente pensou bastante após ouvir tal explicação, de um técnico respeitável. Expulsar a lua de sua órbita? Dispensar o principal meio de anunciar seu produto? Não, não, isto era inaceitável...

- OK, pessoal! A campanha começa então em 18 dias. Lua quase-crescente! Podemos arcar com esta demora!

- Contratamos então 5 terawats de laser tricromático, em vermelho, verde e azul?

- Sim!!! Durante os 4 dias posteriores à lua nova! Com projeção visível logo antes das primeiras horas do amanhecer!

Toda a equipe ajusta suas anotações nos calendários astronômicos. Alguns já prevendo a próxima conjunção entre júpiter-saturno-marte, claramente vísíveis no céu, e quase que pedindo uma campanha publicitária que a destaque!!!

- Ótimo fazer negócio com vocês!!! - e a cliente estende a mão ao líder do projeto, que retribui efusivo.

- Ótimo fazer negócio com você também, minha cara!

*** FIM ***