Um novo você

Quando se materializou na sala de transporte, vindo da superfície do planeta, e viu as caras atônitas dos dois técnicos de plantão, percebeu que algo grave havia ocorrido.

- Senhores... o que houve?

- Capitão Ferreira, - disse a Chefe Méndez num tom de quem estava à beira de um ataque de nervos - tivemos um mau funcionamento no sistema de transporte e...

Ferreira olhou para os pés e apalpou-se, para ver se algum pedaço estava faltando. Aparentemente, tudo bem. Satisfeito, desceu da plataforma do teletransporte e se acercou do painel de comando. Conhecia o bastante sobre a tecnologia empregada ali para entender de imediato não o que havia dado errado, mas suas possíveis consequências. Virou-se para a dupla de técnicos e perguntou, serenamente:

- Ele ainda está lá na superfície?

- Sim, capitão - disse o técnico Abreu.

Ferreira balançou a cabeça, vagarosamente.

- Bem... vamos fazer o seguinte. Segurem-no lá em baixo mais um pouco... uma hora será suficiente. Preciso ir à minha cabine pegar algumas coisas.

- Mas e... o que vamos dizer a ele? - Perguntou nervosamente a Chefe Méndez.

- A verdade. Isto é, que o transporte está com problemas e que vocês estão resolvendo. Até porque, não podemos correr o risco disso acontecer novamente!

- Certo, senhor! - Responderam os técnicos em uníssono.

Ferreira saiu da sala.

* * *

Uma hora depois, o capitão voltou à sala de teletransporte. Vestia roupas civis e trazia uma grande bolsa de viagem. Deu um abraço emocionado em cada um dos técnicos e disse:

- Não vou poder me despedir da tripulação, portanto faço isso através de vocês.

Piscou um olho:

- E, claro, esse mau funcionamento jamais aconteceu.

Mais calma, Méndez perguntou:

- Para onde irá, senhor?

- Quero que me transporte para os arredores da cidade-estado de Khram. De lá posso pegar uma nave para qualquer ponto do Quadrante.

E com um sorriso triste:

- Meus caros, estou me aposentando da Frota Estelar. Um pouco antes do que gostaria, mas...

- Foi uma honra trabalhar com o senhor, capitão - disse Abreu.

- Boa sorte, capitão - disse Méndez, começando a ajustar o painel de controle.

Ferreira subiu de volta à plataforma segurando sua bolsa de viagem.

- Energizar! - Exclamou, pela última vez.

* * *

Dez minutos depois, quando o capitão Ferreira materializou-se na plataforma do teletransporte, sua primeira pergunta foi:

- Consertaram o defeito?

- Sim, capitão - respondeu a Chefe Méndez. - Todos os sistemas funcionando a contento agora.

- Ainda bem - disse Ferreira descendo da plataforma. - Sinto calafrios só de pensar que um dia desses essa coisa vai falhar e ao subir, vou encontrar um novo eu a bordo.

Os técnicos entreolharam-se.

- Isso está fora de cogitação, senhor - retrucou taxativamente a Chefe Méndez.

- Ferreira só há um - disse o capitão.

E saiu da sala.

[07-01-2017]