A lenda da rosa   
     
        Na Ásia havia uma planta muito sedutora e que, por isso, vivia sempre assediada pelos animais e também, vivia sempre despertando inveja pela sua beleza. Era a rosa vermelha exuberante que enfeitava o jardim de um antigo e luxuoso palácio, onde morava a princesa Josefina.
          As rosas ocupavam metade da área total do jardim e isso desagradava as outras flores que confabulavam umas com as outras, querendo saber o porquê das rosas estarem sempre no jardim enquanto muitas outras flores já tinham desaparecido dali, no decorrer do tempo.
          Havia ali, um bichinho invejoso que também não gostava das rosas que estavam sempre exuberantes, perfumadas e bonitas. Ele tinha olhos esbugalhados, focinho curto e pernas atrofiadas.
          - Afinal, por que as rosas são as preferidas da rainha Josefina? Dizia o monstrengo.
          Um dia, as outras flores quiseram descobrir por que as rosas não desapareciam do planeta, por que as outras flores não despertavam os olhares da rainha? Uma das flores chamou o bichinho e disse:
          - Belo animalzinho, como você é bonito! Está sempre em nosso meio, vive sempre a depender do nós. Precisamos de um favor e você não poderá se negar a nos ajudar. Queremos que vá descobrir o segredo das rosas!
          - Por que eles vivem tanto? Por que os animais não devoram suas folhas e suas flores? Continuou a esbravejar a flor invejosa.
          - Claro que ajudarei vocês! Não me conformo com a preferência da rainha pelas rosas... Vocês são tão bonitas e não são valorizadas! Vamos desbancar as rosas!
            Ao ouvir estas palavras, uma das flores respondeu:
          - Até o rei Napoleão se derrete pela belezas das rosas. Vive colhendo rosas para ofertá-las à rainha. Não podemos deixar que isso continue a acontecer. Vamos convocar vários animaizinhos do jardim para invadir  o roseiral, amanhã bem cedo!
          Dito isto, reuniu os animaizinhos invejosos e decidiram pelo ataque no dia seguinte. Dito e feito. As flores ficaram de olhos esticados para observarem a ruína das rosas.
          Acordaram bem cedo e rumaram para o roseiral. Ao chegarem, se precipitaram para cima das rosas na tentativa de machucá-las. Qual não foi a surpresa da turma má... Ao se precipitarem, foram recebidos pelos espinhos das rosas que os espetavam de todo lado. Todos gritaram de dor:
         - Socorro, estamos sendo atacados! Gritou um dos animais, enquanto o outro esbravejou:
          - Estou ferido! Estou sangrando e cheio de dores. O que é isto?
          As rosas responderam em uma só voz:
          - A natureza nos presenteou com algo que nos protege dos invasores, bicharada invejosa!
          - Possuímos acúleos, espinhos modificados, para que possamos sobreviver neste mundo. A nossa beleza  e o nosso brilho incomodam. Bradou uma rosa branca.
         Os bichinhos saíram gemendo de dor, das espetadas que receberam. Foram vítimas dos próprios atos. Ao chegarem ao jardim para pedirem ajuda às flores, estas fingiram dormir...
Joyce Lima
Enviado por Joyce Lima em 16/08/2017
Reeditado em 13/08/2018
Código do texto: T6085838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.