O Cavaleiro da Espada Oca

Mais uma batalha. Mais uma vez estou na linha de frente. O exército inimigo está a menos de meio quilometro de distância e estão chegando rapidamente com seus cavalos de guerra. Estou na linha de frente armado apenas com minha espada e meu desejo, mas qual será ele?

Não sou um tolo, sei o porquê disso: eu e meu batalhão somos peões em um jogo de xadrez, soldados menores recém-armados cavaleiros que não farão falta ao reino. Nosso objetivo é parar a cavalaria inimiga com nossos corpos, boa estratégia, devo admitir, fria e calculista, mas porque estou aqui, segurando esse pedaço de ferro?

Creio que o campo de batalha não é o melhor lugar para refletir sobre assuntos filosóficos ou besteiras do gênero, mas não posso evitar. Meu mestre certa vez me disse que todos os cavaleiros devem pôr seus desejos em suas espadas, de modo que, durante a batalha, quando sua espada e a de seus inimigos colidirem, apenas a que tiver o desejo mais forte irá resistir. “Mas e se eu não tiver desejos para pôr em minha espada?” Perguntei a ele. “Então você morrerá como um peão inútil, um cavaleiro de espada oca.” Ele respondeu friamente.

“Cavaleiro de Espada Oca”, parece me resumir bem, afinal, por que estou lutando? Alistei-me no exército porque minha família queria alcançar um status elevado na sociedade, o que eu poderia obter se me tornasse cavaleiro. Esse é meu desejo, um título de Sir? Não, não me importo com coisas assim, não quero ser um nobre. Eu luto por minha família? Não sei se os aprecio tanto para morrer por eles. Pelo rei? Um velho gordo que se empanturra de frango e porco enquanto eu morro na guerra dele, nem fodendo.

Talvez eu lute por mim mesmo. Mas porque eu teria desejo de viver? A Igreja diz que o Paraíso é um lugar lindo, eu gostaria de vê-lo com meus próprios olhos. Minha vida aqui na Terra é uma bela bosta. Porque eu luto?

Eu tenho prazer em matar? Esse é meu motivo? Uma simples e fútil sede de sangue? Na verdade, eu nunca matei alguém, de modo que só poderei saber após fazê-lo.

O que é um homem que não possui qualquer motivação, propósito, desejo ou sonho? Minha vida vale alguma coisa? Se eu morrer hoje, isso mudará algo? Provavelmente não, então de que vale encher sua espada com suas ambições fúteis e sonhos que nunca irão se realizar? Pessoas como eu que nasceram em berço de palha estão destinadas a morrerem inutilmente em guerras que não causaram, guerras que pertencem às pessoas de sangue azul. Somos todos meros peões que sonham em se tornar rainhas ao atingir o outro lado do tabuleiro, mas isso jamais acontecerá.

Eles estão chegando perto e minha espada ainda está oca. Estou com medo.

Alan Peres
Enviado por Alan Peres em 20/04/2017
Reeditado em 20/04/2017
Código do texto: T5976003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.