O JANTAR DE LAMPIÃO COM DONA FRANCISQUINHA.

Lampião puxou a cadeira para dona Francisquinha se sentar.....ela pensou

Como pode um cangaceiro ser tão educado.

-- muito obrigada

-- a madame merece - murmurou Virgulino.

Ele sentou à direita dela, os outros quatros capangas ficaram em pé.

-- podem se sentar conosco - falou Francisquinha.

Eles olharam para o capitão, que com um aceno de cabeça concordou. Eles sentarão à mesa.

-- capitão

-- diga

-- o senhor não leve à mal não, mais é costume da minha família, não se senta à mesa ninguém armado nem de chapéu.

-- hum

Com um aceno um dos capangas se levantou, pegou todas as armas dos outros, os chapéus e ficou em pé atrás do capitão.

-- esse não vai jantar não, tá com dor de barriga, vai ficar em pé mesmo, e armado- falou Virgulino.

- ta bem, pode ficar em pé, depois se a dor de barriga passar ele janta- falou Francisquinha.

-- já que a senhora falou que é costume não se sentar à mesa armado, porquê a senhora está com essa doze ai nas pernas? - falou lampião rindo.

-- meu Deus, me perdoe, tinha esquecido da joaninha, retirando a espingarda de baixo da saia. rsrs

Depois do desarmamento, lampião ficou esperando dona Francisquinha se servir, nem ele, nem os outros três, não colocaram nada no prato antes da anfitriã.

-- deixe de besteira capitão, a comida não tem veneno não

-- num é isso dona Francisquinha, é que eu soube que lá na Inglaterra os convidados só comiam depois que o rei comesse, então como a senhora é a rainha.

O riso foi geral, quebrando o gelo.

-- por falar em rainha, vossa majestade não teria uma cachacinha não? -- perguntou rindo lampião

Ela com um balançar de dedos para Chaquinha que estava atenta, manda servir uma picada para todos. Beberam de um gole só, depois do brinde, inclusive ela, e começaram a comer, só depois de cinco minutos que todos já estavam comendo, lampião começou à comer. Depois da terceira bicada.

--ou cachaça boa- elogiou o capitão

-- é Canaã, do sítio do Dr. Valter Benevides, aqui da região. Vou dar uma dúzia pro capitão levar na viagem.

E assim foi o jantar. Muito bom.

O JANTAR DE DONA FRANCISQUINHA E LAMPIÃO.

Fred Coelho
Enviado por Fred Coelho em 12/10/2017
Código do texto: T6140152
Classificação de conteúdo: seguro