O TEMPO

Aos domingos pela manhã, Rafael tira algum tempo para se dedicar a umas caminhadas. Colocar o físico em dia! – Diz ele. Eis a questão!

A agitação dos dias tende a descoordenar a interacção com os factos ao seu redor. Fechar-se em problemas de ordem profissional. Descompassar o ideal da vida. Esquecer a vida! Sim!... Viver é muito mais do que o conforto de um gabinete... Ou desconforto? Viver é muito mais do que o dedilhar das teclas de um computador... Viver é acima de tudo sustentar a cultura da partilha... Abrir-se e dar-se aos outros.

No tempo reservado ao almoço sempre vai dando alguma espreitadela às notícias que vão passando no rodapé do tempo. Uma simples sandes e uma coca cola fazem o cardápio da sua dieta diária. Ao almoço! É a vida corroida pelas masmorras do tempo.

E aos domingos pela manhã, depois de umas caminhadas, uma escapadinha na barbearia do Zé. O visual é fundamental!- Assim pensa. Tentar colocar a conversa em dia. Encarcerado pelas algemas do tempo, pouco ou nenhum é o tempo para ver para além do conforto - desconforto?- do gabinete.

E numa dessas manhãs de domingo, pelas frestas da janela da barebearia divisou o compadre Rogério passeando descontraido com a família. Homem bem sucedido familiar e profissionalmente, Rogério tem como prioridade das priporidades a família. - É o meu suporte!- Diz para quem o quiser ouvir.

Retomado o alvoroço do tempo, cruzou-se com o compadre no tempo reservado ao almoço. Tranquilo, o compadre retemperava o organismo com uma boa garoupa grelhada. Rafael entregava-se, como sempre, na correria de uma sandes e uma coca cola. – Porquê tanta pressa, homem?

- O trabalho chama por mim!

- A comadre e os miúdos?

- Vão indo!

Rafael nunca tinha tempo para a família. Rafael desconhecia a escola dos filhos. O tempo nunca permitia que lá estivesse! Rafael desconhecia que a mulher padecia de uma enfermidade que a consumia à medida que o tempo passava. Até o dia que o tempo permitiu-lhe perceber que era necessário dividir o tempo pelos problemas... Libertou-se da opressão do tempo!

... Cada problema é um problema! E Rafael trocou a correria da sandes e coca cola pela tranquildade de um cardápio sustentável. Substituiu o desconforto do gabinete pelo conforto da família. A actividade escolar dos filhos está bem encaminhada. Com a supervião de Rafael! A mulher respira saúde! E ainda sobra tempo para as caminhadas de domingo. E colocar em dia a conversa. Na barbearia do Zé. E agora compreende porquê que a famíla Rogério é tranquila e feliz.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 19/08/2017
Código do texto: T6088530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.