O CAÇADOR DE TESOUROS- PARTE 01

Um homemdo high society e muito influente na sociedade,vivia muito sorumbático. Embora fossebem sucedidona vida material e financeiramente, amargava grande tristeza; algo importunava seu âmago. Não tinha paz.Alguma coisa faltava para completar sua felicidade plena, sua realização.Nunca estava feliz. Um enorme vazio lhe tomava completamente que o deixava cada vem mais perturbado e sisudo. Em meio a essa confusão interior,do vazio gritanteque pulsava dentro de si, ele decide, radicalmente, encontrar resposta para isso e procurar entender a loucura com a qual o mundo se encontrava e se comportava e a razão da sua infelicidade.

Seu nome era Nick, um advogado renomado e inteligente, homem de negócios e erudito, gnóstico assumido, professor, poliglota. Boa parte de seu tempo passava envolvido em debates, seminários, leituras, dentre as quais livros de filosofia, religião, politica, belas artes, direito e astronomia eram o seus preferidos. Tinha em média 54 anos e não era casado. Apesar de tantas qualidades, tinha uma vida totalmente vazia, seca, sem luz e paz e isso o incomodava bastante. A razão da qual ele amargava nessa aridez constante é porque ele não se permitia, não tinha tempo para si, vivia dedicado a trabalho e mais trabalho; tinha poucos amigos, era um lobo solitário como se diz por aí e não se distraía.

Mergulhado na tal aridez queria entender o porquê das grandes catástrofes na esfera natural das coisas e o motivo de a criatura humana viver numa busca incansável por algo que não tinha nome nem forma nem cheiro, como se fosse uma locomotiva desgovernada, sem comando, sem guia, sem destino. Sem entender direitovasculhava no mais íntimo do seu âmago uma resposta para entender à luz da razão todas essas coisas enela fazer uma caçada. Foi a fundo na procura, mas nada entendia e nem achava respostas adequadas para seus questionamentos, o caso era obscuro de mais pra se entender.

Certo diaele, andando no centro da cidade a pensar, encontrou outro homem totalmente desprovido de tudo, de uns 50 anos, que lhe chamou atenção. Era quatro horas da tarde quando o encontro aconteceu. O homem estava na praça, sentado sobre uma esteira, de pernas cruzadas, de roupas avermelhadas, com alguns objetos pelo chão: alguns colares feitos de frutos domar, de penas de aves e de sementes de árvores e um livro à mão,conversando com alguns jovens da cidade que ali estavam. Ele falava em alemão, inglês, italiano e mandarim, tinha um Coeficiente de Inteligência alto de mais para sua reles condição.

Tomado de espanto e curiosidade, Nick se aproxima da turva para ver de quem se tratava, pra ver que tipo de criatura era aquela que atraía a atenção dos jovense qual era o assunto tratado que tanto interessavam aquela juventude que atenciosa o ouvia. Nesse momento, uns dez metros de onde ele estava, ouvi-o proferir algumas palavras que lhe deixara de queixo caído e encabulado, pois seu falar era bastante erudito e aguçado para um homem de condição inferior a sua. Ele, o homem,falava em de astro, metafísica,economia,leis civis, de filosofia, políticaem fim, de outras coisas que ele também dominava. Entre esses assuntos, um único lhe chamou mais atenção, algodeque ele nunca ouviu falarou talvez ouviu e nunca dera importância: do verdadeiro sentido na vida, de um tesouro que está escondido, o qual todo mundo pode encontrar esó encontra quem o procura com muito trabalho e determinação.

Percebera, então, que não se tratava de uma pessoa comum e sim de um grande sábio que por ali passava. Desnorteado com a sabedoria do cidadão e extasiado com aquelas palavras, Nick pensativo, se aproxima e se senta junto aos jovens, para ouvi-lo melhor, pois queria entender com a razão, já que se considerava gnóstico, o que era aquilo, que palavreado era aquele tão refinado e que rumo ia tomar aquela conversa e com seu instinto de empreendedor, perplexo, lhe pergunta:

- Meu Senhor, acabas de falar de um tesouro, diga-me,se existe, de fato, o tal tesouro escondido? Onde eu posso encontra-lo? Em qual jazida adormece essa joia tão preciosa de difícil acesso, onde ninguém pode encontrar?A sua pergunta foi muito pertinente e inteligente e deixa o homem surpreso, perplexo, pois não sabia que um cidadão de tão alto escalão pudesse ouvi-lo e se interessasse por tal assunto, mesmo assim, o sábio homem não esmoreceu, o olhou firmemente, perscrutouo seu olhar e respondeu:

- Meu filho, existe sim o tal tesouro e ele está em qualquer lugar! Basta você olhar ao seu redor que o encontrará, basta você procura-lo dentro de si- disse isso e se volta novamente aos jovens para proferir algumas palavras, mas foi indagado de novo por nick:

- Dentro de mim- disse ele mais confuso ainda.

- Sim. Dentro de cada um de nós- respondeu o homem gesticulando pra todos ai presente e continuou: - Dentro de nós, há uma jazida mais rica do que todas as jazidas existentes; estar o maior tesouro que se pode imaginar. Uma pedra refinada que polida pode se transformar no maior tesouro que se tem notícia. E..nesse momento, Nick, o indaga novamente:

- E como fazer pra encontra-lo?

- Basta sentar, e se esvaziar-se de si- disse o homem misterioso- Esquecer por horas a preocupação cotidiana e deixar-se permitir-se.

Ao terminar de proferir essa palavra, o mistério homem, se levanta, pega a esteira, seus colares,as sementes de árvores e um livro e sai pela rua sem destino, livremente, seguido por alguns jovens, deixando ainda mais Nick pensativo sobre aquela explicação. Logo após, ele se levanta e segue para a casa com aquelas palavras matutando no seu cérebro. E a parti daí ele começa a procura incansavelmente desse tesouro...