Metida

A Dra. Anália entrou no refeitório dos médicos, escassamente povoado àquela hora da madrugada, carregando o bandejão com o seu jantar. Evitou a mesa onde se concentravam a maioria dos presentes - todos homens - e foi sentar-se sozinha num canto, próxima a uma janela por onde se via a noite escura e um estacionamento quase deserto. O Dr. Joel entrou em seguida, e ao vê-la comendo sozinha, dirigiu-se diretamente à ela, despertando alguns risinhos dos outros médicos.

- Olá, boa noite... Dra. Anália, não é?

- Sim... eu mesma - disse ela encarando-o. - E o senhor...?

- Dr. Joel. Mas não me chame de senhor, isso me faz parecer mais velho do que sou!

Anália sorriu. Tinha dentes muito brancos que contrastavam com sua pele cor de chocolate. Era uma negra muito bonita.

- Sente-se então, Joel. Não esperava ter companhia esta noite, mas fique à vontade.

Joel sentou-se.

- É o seu primeiro plantão no hospital?

- Sim - respondeu Anália. - Primeiro plantão, primeiro dia. E, aparentemente, primeira médica negra deste hospital.

Joel olhou para a mesa onde os demais médicos conversavam banalidades, aparentemente alheios aos dois.

- Creio que sim. Você já deve ter notado que temos auxiliares de enfermagem e enfermeiras negras, mas nenhuma médica negra. Até você chegar.

- Estou me sentindo uma E.T. aqui - confessou ela. - Até as mães das crianças me olham atravessado, como se não acreditassem que sou pediatra.

- Isso vai passar - minimizou Joel. - Há um impacto inicial pelo ineditismo da sua contratação, mas decerto que todos... inclusive os meus colegas... acabarão por encarar isso com naturalidade.

- Assim espero.

- Enquanto isso não ocorre, posso lhe dar uma sugestão?

- Naturalmente.

- Procure fazer amizade com o pessoal da enfermagem. Faça as refeições com eles... para que se acostumem com sua presença... e a aceitem como uma igual.

- Imaginei que fosse me dizer que eu deveria fazer as refeições com os médicos... para que me aceitassem como uma igual - retrucou ela gelidamente.

- Há mais da sua gente entre o pessoal da enfermagem - contemporizou Joel. - Você não quer que a considerem uma metida, não é?

- Está me dizendo que devo aprender onde é o meu lugar, Dr. Joel?

- Não temos um grande número de médicas aqui, Anália. Mas temos muitas enfermeiras. Você certamente se sentirá melhor convivendo com elas.

- Levarei em consideração a sua sugestão, Dr. Joel.

Joel sorriu, dando o assunto por encerrado.

* * *

Outra madrugada, outro plantão. O Dr. Joel entrou no refeitório dos médicos e viu a Dra. Anália sentada na mesma mesa do canto onde a vira pela primeira vez. Só que, desta vez, estava acompanhada. Por cinco enfermeiras. Todas negras.

- Uma salva de palmas para o Dr. Joel,  - disse Anália - por ter sugerido que vocês fizessem as refeições comigo!

Caminhando resignado sob os aplausos das seis mulheres, o Dr. Joel foi sentar-se sozinho no canto oposto do refeitório.

[25-04-2017]