Uma noite de gala

No Brumado dos anos cinquenta, quem quisesse alguma diversão - que fosse além do futebol, matear, ou dar um mergulho no Rio São João - tinha mesmo era que pegar a jardineira do Tonico e se mandar para Pitangui, a sede do município, a uma légua de distância. E o Tonico era bem mais flexível do que o trem de ferro que, além de dar uma volta danada era rígido no horário e, para atrasar, um salafrário.

E além dos eventos religiosos pouca coisa se fazia ou se trazia para aquela pacata freguesia. Um exemplo, raro, foi o cinema, que do alpendre do Licurgo se projetou na parede oposta, a do casarão chamado "Convento", com o filme sobre a vida de Santa Maria Goretti. Foi emocionamente, que profundamente sensibilizou a audiência, que ao cabo, até pedras atirou naquele que a santinha imolou. E aquela que era a sessão primeira, por motivo de força, tornou-se a derradeira.

Divertido, contudo, e marcante, foi aquela troupe que, vinda de Pitangui, formada por uns frades que visitavam a paróquia, e trazendo consigo o que era então um rapagão, João do Padre então, e que mais tarde em Padre João se converteria, fez sucesso à riviria.

Apresentaram-se no campinho, então recém-construída quadra poliesportiva, aberta e iluminada, para uma noite de gala, de graças e mais que movimentada. Todo o Brumado que naquele momento não estivesse às voltas com os teares, a fiação e a tinturaria de fábrica, lá compareceu em peso, apinhando as laterais do campinho.

Dos super-sucessos então apresentados e pelos espectadores logo entoados, os que me vêm à lembran~ça agora são O meu chapéu tem três pontas, três pontas tem meu chapéu, se não tiver as três pontas, não é o meu chapéu...

E um outro: Aonde vai, coco de milho, aonde vai, coco de milho, eu vou à venda, eu vou à venda, ó Joaquim, fazer o quê coco de milho, fazer o quê...

E a festa rolou, com aquela interação gostosa entre apresentadores e público, como se fosse invadir a madrugada...e o Tonico a cochilar, cochilar, pacientemente, para levar os artistas de volta... Mas, certamente, se prevenira, já viera jantado pro poeirento Brumado...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 18/01/2017
Código do texto: T5885919
Classificação de conteúdo: seguro