A VISITA INESPERADA

A vizinhança de seu Xexeu estava reunida no meio da rua. Todos muito contentes e eufóricos com o grande acontecimento. Houve estouro de fogos e muita gritaria por causa da visita inesperada. Algumas crianças nunca viram tal acontecimento. A família de seu Xexeu tratou de avisá-lo imediatamente, porém ele estava distante consertando as cercas que foram derrubadas por um touro feroz. A vida simples do agricultor baseava-se apenas no pastoreio do pequeno contingente do gado. O velho Xexéu tinha 9 filhos que já beiravam os vinte e poucos anos. Oito deles moravam na capital. Genésio era o único filho que ajudava o velho na criação de vacas leiteiras. As poucas pastagens não ajudavam na alimentação das dez reses existentes. A casa de seu Xexéu tinha três cômodos grandes, um alpêndere sustentado por quatro colunas e uma vista muito bonita do lugar. As propriedades dos primeiros moradores daquele lugar eram enormes. No passado as terras produziram grãos que alimentaram várias gerações. O Rio Tamanduá tinha uma grande extensão. Ele começava na Serra do Canivete até as terras do doutor Darço. Aquelas terras pertenciam a família Darço de Miranda que doou-as em troca de votos e um dos primeiros beneficiados foi o seu Xexéu. O agricultor não tinha estudos, mas era esperto nos negócios, e aumentou a extensão daquelas terras. Todo sábado ele negociava as suas reses e leite na feira de Muquem na companhia de sua querida Dona Jove. Mas nos últimos anos a situação não estava muito boa. Quando ouviu os fogos e a gritaria o seu Xexéu dirigiu-se ao local do tumulto. Ele entendeu o porquê da alegria do povo. Toda a vizinhança presenciou a chegada de uma visita que há tempos não aparecia por lá: A chuva. Ela veio em companhia de grandes e barulhentos trovões para a alegria dos agricultores. Eles pulavam feito crianças. Ninguém mais sabia quem era adulto ou criança. O seu Xexéu ajoelhou-se na terra encharcada e agradeceu por aquele momento. A chuva não caía há cerca de dez anos naquele rincão esquecido do Ceará. Agora uma nova vida começaria para todos os sitiantes e pequenos produtores.

Levi Oliveira
Enviado por Levi Oliveira em 15/01/2017
Código do texto: T5883128
Classificação de conteúdo: seguro