Mesma moeda

Nenhum pessoa me impressionou tanto quanto o meu amigo Joca. Fazíamos a volta da escola naquele ponto de ônibus todos os dias. Dividimos bons momentos de estudante no trajeto.

Risadas, uma bola de meia, o olhar disfarçado para a menina bonita. Aprendi muito com sua carência e solidariedade.

Usava um uniforme surrado e restos de cadernos emprestados.

O dinheiro da passagem era contado mas não faltava o sorriso no rosto. Mas naquela semana percebi seu semblante abatido. - tudo bem amigo? Me sorriu levemente com um sim. Insisti mais de uma vez, até começar a falar.

-Preciso de um favor mas não tive coragem de pedir.

- Oras, colega, porque não falou logo? Estava agoniado, não negaria um favor ao amigo.

-Uma moeda, eu não tenho uma moeda sequer...

-Mas porque não disse logo? Trago sempre uma moeda comigo...

-Obrigado...desculpe incomodar, mas todos esses dias trazia a moeda com você? Vais precisar dela agora? disse com um gesto.

- Não!! fique com ela, nem precisa me devolver...se tivesse falado antes, te daria...

Mas para minha surpresa, chegou a apertar o coração, quando ele emendou:

- vou doá-la ao mendigo sentado naquele canto. Há dias ninguém lhe dá uma moeda!

Um remorso me corroeu. Engoli em seco e não contive a lágrima.

Por isso, desde aquele dia sempre que posso, empresto uma moeda ao Joca.

(28 de novembro de 2015 )

David T Garcia
Enviado por David T Garcia em 16/12/2016
Reeditado em 16/12/2016
Código do texto: T5854664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.