Footbag

Fizemos um círculo no gramado: eu, Joca, Anelise, Túlio, Marcela e Roberta. Túlio, por precaução, iria jogar sem óculos, mas disse que isso não importava. Roberta, a única das meninas que estava de saia, voltou para o sítio e se trocou, colocando shorts (para decepção dos garotos). Marcela era novata, ia entrar para aprender (assim disse ela). E eu preparei a "bola", que nada mais era do que uma saquinho de pano cheio de areia.

- Vamos de quê? - Perguntei.

- Ponto Vermelho? - Sugeriu Joca.

- Ponto Vermelho? - Anelise, cenho franzido, colocou as mãos nas cadeiras. - A Marcela não conhece as regras, querem começar logo com Ponto Vermelho?

- O que tem o Ponto Vermelho? - Inquiriu Marcela.

- O objetivo do "footbag" é não deixar a peteca cair... - explicou Anelise, exibindo o saquinho de areia. - Só que você joga com os pés...

- Como se fosse fazer embaixadinhas? - Questionou Marcela.

- Isso, como nas embaixadinhas - prosseguiu Anelise. - A gente toca de um pro outro, em sequência. Não pode levantar a peteca pra você mesma... aí é falta...

- Ponto Vermelho - disse Joca.

Anelise o olhou de cara feia e continuou:

- Não pode segurar a peteca também...

- E se a peteca cair?

- Aí o jogo recomeça e alguém saca. É o único momento em que se pode pegar na bola.

- Tá, entendi - disse Marcela. - E o Ponto Vermelho?

- Quem toca a bola pra si mesma ou segura, leva uma bolada de quem passou a bola pra ela.

- Como num jogo de queimada? - Indagou Anelise.

- É... mais ou menos isso... mais como numa cobrança de pênalti - explicou Túlio. - Você não pode se mexer. Melhor abaixar a cabeça e cobrir os peitos...

Roberta riu.

- Melhor trocarmos o Ponto Vermelho por Morte Súbita - sugeriu.

Marcela fez que não com a cabeça.

- Achei esse Ponto Vermelho interessante... quem errar, eu posso bater a bola com força?

E olhou para o Joca, que fez cara de espanto.

- A regra é bater a bola com a maior força possível - provoquei. - É pra doer mesmo.

- Então, vamos de Ponto Vermelho - disse ela, pegando o saquinho de areia das minhas mãos e começando a quicá-lo de um pé para o outro com extrema facilidade. Ante o nosso espanto, comentou:

- Ah, não sei se comentei com vocês... eu sou campeã colegial de embaixadinhas...

- [18-08-2017]