TOBIAS - Um negão de se tirar o chapéu!

TOBIAS - Um negão de se tirar o chapéu!

Às margens do rio, Zé Matias ia andando, ao mesmo tempo,

em que pensando como iria fazer aquele serviço. Trezentos metros

adiante vivia com a sua filha dona Margarida, viúva de dois meses do senhor Jeremias.

Zé Matias parecia não se importar com o que estava prestes a acontecer. Havia jurado de morte o senhor Jeremias. Achava ter sido enganado em um acerto de contas de trabalho, num tempo em que ele esteve trabalhando de caseiro no sítio do casal.

Para ele era bastante justo, e até necessário, que o seu prejuízo

fosse reparado de alguma forma. Acreditava que só ficaria em paz

consigo mesmo, quando aquela dívida, fosse dada por encerrada.

Por estas horas (15:00 h), o caloteiro já deveria está retornando da roça e seria na entrada do sítio, que a peixeira do Zé Mathias iria trabalhar na barriga do infeliz. Não se passou mais que cinco minutos, para que ele chegasse a seu destino e por ali ficou de tocaia.

Deu 16:OO horas, 16:30 min e nada do senhor Jeremias chegar. Ora! Pensou o Zé, o danado num atrasava nunca! Irritado, o caseiro esperou por mais meia hora, e como nada acontecia, resolveu ele, adentrar o sítio de modo a assuntar o lugar, onde poderia estar o pretendente a defunto.

O intruso, já pelo dado de dentro do sítio, seguiu agachado pela lateral da cerca para pegar o azarento de surpresa. Porém, foi justamente a surpresa, que pegou o Zé Matias.

Dona Margarida, depois da morte do marido sentiu-se solitária e desprotegida, por isso, trouxe de um sítio vizinho, o Tobias. Ele era um amigo leal e lhe serviria tanto de companhia como também de proteção. Um negão corpulento de pouca conversa e de poucos amigos, que a viúva o tratava como fosse da família.

Tobias, um cão mal encarado da raça Rottweiler, não media esforços para mostrar seus serviços, pois, o que ele mais gostava na vida, era fincar seus dentes nas carnes do pescoço daqueles que o desafiava.

Decerto que, entrar no quintal onde o Tobias morava, era mesmo para ele, um desafio e tanto!

Zé Matias, com certeza, sabia tim-tim por tim-tim o que deveria fazer. Tudo fora planejado enquanto caminhava às margens do rio. Pegaria o Jeremias na calada da tarde, na entrada da porteira do seu sítio.

O serviço deveria parecer um assalto. Para tanto, levaria do ex-patrão, o relógio de prata que ele, sempre carregava consigo.

Zé Matias tinha um plano (“B”), caso algo desse errado. Deixaria que Jeremias entrasse em sua casa sabendo que sairia logo depois, para ir ao galinheiro, dar uma olhada em suas galinhas, e nessa hora então, o pegava de jeito.

O ex-caseiro, não havia pensado em nenhum plano (“C”). Quando ouviu as passadas ligeiras de algo vindo em sua direção, só lhe veio à cabeça uma idéia: tentar esconder-se subindo numa goiabeira plantada rente da cerca, bem à sua frente. Infelizmente, entre a ideia do Zé Matias e a goiabeira estava o Tobias.

O cão fora rápido, silencioso e impiedoso. Abraçou o Zé pelas costas jogando-o no chão. Apavorado, ele gritou por socorro! Neste momento a porta da casa de dona Margarida se abriu lentamente, com seu Jeremias saindo para ir, em sua direção.

__ Ué! Que você está fazendo por aqui, Zé?

__ Vim para lhe matar, por conta daquela volta que me deu, no tempo que trabalhei por aqui.

__ Deixa disso Zé, de agora em diante não vai precisar se preocupar com essas coisas não! Vem comigo Zé, levanta desse chão. Quero lhe mostrar a sua nova moradia.

Sem entender direito, sem ao menos ter visto o que lhe acontecera de verdade, e sem saber do porque, Zé Matias se levantou caminhando lado a lado com Jeremias.

__ Agora Zé estamos do mesmo lado.

__ Mas, que lado é esse que você está falando?

__ Ué! Sabe não? Passamos pro outro lado, o lado dos mortos.

Zé Matias sentiu arrepios por todo o seu corpo.

__ Eu, já estou por aqui na cidade dos “pé junto” há uns dois meses. Foi infarto Zé, não teve jeito e você há uns dois minutos. Foi o Tobias Zé, ele te pegou de jeito.

Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 07/06/2017
Código do texto: T6021020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.