PROFECIA DE CABOCLO

Apenas uma simples historia.

Em algum canto deste imenso planeta azul chamado terra, onde a água é abundante e o sol traz a luz que tanto colabora para a realização e proliferação da vida de todas as espécies. Recanto onde tudo parece estar nos seus devidos lugares. A natureza cantada em versos, traz na linguagem do homem simples do campo, a magia do sobrenatural. O luar tão amedrontador dos velhos contos de terror, traz aqui a simbologia do amor, da paz, da tranquilidade ao mesmo tempo que em contradição, simboliza pelo homem rude do sertão, o sentido de perda, solidão e tristeza não se torna realidade neste mundo perdido, encravado na imensidão onde todos vivem em harmonia com a natureza, respeitando-a e utilizando-a como uma boa mãe que não deixa nada faltar a seus filhos, esta é a grandiosidade e a riqueza de nossa terra.

Assim falando, naquela pequena e pacata cidade interiorana, onde o progresso maluco parece não ter interferido na vida cotidiana de seus moradores. Numa época onde a corrida desesperada para acompanhar a tecnologia deixa tempo para apreciar as coisas bonitas do convívio comunitário, a conversa no boteco, a visita ao vizinho, tempo para ouvir os proseadores com seus causos mirabolantes que são contados e recontados mas sempre é bom ouvir e nos prendes no desfecho final.

Uma cidade sem a agitação comum dos grandes centros urbanos, o meio de comunicação mais comum ainda é o radio, lugar onde o ponto de encontro dos jovens ainda é a movimentada pracinha, o cinema ainda continua sendo a opção paras os enamorados se encontrarem e algumas poucas vezes no ano a opção de lazer muda com a chegada de um ou de outro Circo Teatro que permanece na cidade por alguns dias, oferecendo diversões e promoções como a seção das moças, onde a mulher acompanhada não paga ingresso para assistir o espetáculo e os grandes recordes de bilheteria são os shows dos cantores sertanejos tão conhecidos pelos programas de Radio Nacional, programa do Edgar de Souza, da capital paulista

Assim a vida vai passando, eis que surge a primeira televisão no povoado, uma novidade que ninguém imaginaria que tivesse tamanha influencia sobre nossas vidas futuras, verdade é que a novidade corre de boca em boca a façanha do grande radio que alem de ouvir, também podemos ver a pessoa que esta falando, cantando ou fazendo seja lá o que for.

A caboclinho ao saber da novidade trazida pelo padrinho de seu filho mais velho, vai a casa do compadre, o dono do receptor de TV, para assuntar e o compadre todo garboso mostra a novidade, ligando num programa de auditório com dançarinas e tudo mais. O compadre ressabiado, observa atento o espantoso aparelho e sem pestanejar dá o seu parecer:

__ Mi descurpe cumpadi, mais isso ta memo pareceno uma invenção do coisa-ruim pra acaba com as família, Vice!

Maciel de Lima
Enviado por Maciel de Lima em 21/03/2017
Código do texto: T5948225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.