O SEGUNDO JÓQUEI

Em 1950, quando Ednaldo Maria era jovem, foi levado ao jóquei clube da cidade do Rio de Janeiro por um irmão mais velho. Não pensava em ficar ali, mas quis arriscar algum dinheiro nas corridas. Naquela época os cavalos se apresentavam aos espectadores antes de cada páreo e Ednaldo, na primeira prova apostou em um cavalo que lembrava uma velha tia nordestina. A mulher tinha a mesma boca torta do animal. Ednaldo riu da semelhança e riu mais ainda quando o tal cavalo ganhou a corrida. A tia ganhara. Isto tinha sido uma imensa sorte. Ednaldo resolveu então jogar o segundo páreo. Usou por descarrego, todo o dinheiro do primeiro prêmio e o mesmo recurso da parecença para a escolha do cavalo: cabeça de um tio que tinha um olho saltado. O segundo cavalo também ganhou. O prêmio foi o dobro do primeiro. Ednaldo achou muita graça e decidiu permanecer a tarde no jóquei da cidade. Jogou em todos os páreos, sempre usando a estratégia de alguma particularidade entre o cavalo escolhido e alguém da sua convivência: cabelo de um primo, sorriso de colega da repartição, jeito triste da esposa do seu chefe. Ganhou todos os páreos. Recebeu tanto dinheiro que comprou um automóvel e o vício em corridas permaneceu até o fim da vida.

Um dia, em 1989, quando relembrava os primórdios do seu vício, Ednaldo reparou que, ao começar a entender de cavalos - aqueles que corriam bem em grama, cavalo especialista em areia, a linhagem do corcel – e deixar de apostar no animal que lembrava alguém, passou a ganhar menos e o hipismo tornou-se o grande problema do seu casamento.

Ednaldo também analisou o vício no seu leito de morte, quando pediu desculpas a esposa por ter gasto tanto dinheiro em corridas, por não ter controlado melhor este defeito. A esposa disse:

- Ora, querido... corrida de cavalo não é um vício como bebida ou cocaína. Tomar muito café é pior.

Na hora Ednaldo apostou: “Puro-sangue poderia ser um bom nome para marca de café solúvel granulado”.

Sábado dia 16, Ednaldo Maria faleceu de pneumonia. Tinha setenta anos. Deixa mulher e três filhos. Foi cremado. As cinzas foram jogadas no Jóquei Clube do Rio, perto do disco final, antes do primeiro páreo, diante das almas crédulas de alguns velhos com suas apostas na mão.

DO LIVRO: TOUROS EM COPACABANA

Paulo Fontenelle de Araujo
Enviado por Paulo Fontenelle de Araujo em 21/03/2017
Reeditado em 23/05/2017
Código do texto: T5947369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.